Transformação da logíatica

1783 palavras 8 páginas
Transformação da logística - logística reversa, logística sustentável

Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos. Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.
Com o passar dos anos as empresas e indústrias adotaram um tipo de logística voltada para questões sociais e pensando no bem da própria empresa, dos consumidores e da população. Eles passaram a adotar a logística reversa e a logística sustentável.

I. Logística reversa
A Logística Reversa (LR) consiste em uma atividade responsável pelo retorno dos materiais do ponto de consumo ao ponto de origem, agregando valor de diferentes naturezas ao produto retornado. Este trabalho procura evidenciar a LR como uma atividade que apresenta um diferencial competitivo e redução de custos por meio das formas de gestão e desenvolvimento que envolvem a atividade. A LR é a atividade que se preocupa em reaproveitar, reciclar, reutilizar ou dar a destinação final adequada a materiais, componentes e resíduos industriais, agregando-lhes valores de diferentes naturezas.
O processo LR divide-se em duas áreas: pós-venda e pós-consumo. São denominados bens de pós-venda, produtos sem ou com pouco uso, que retornam as lojas/fábricas por motivos de acordos comerciais estabelecidos previamente entre as partes, para substituição de componentes, entre outros. Esta é uma área da logística muito aplicada nas empresas/lojas, porém, nem sempre denominada como uma atividade LR. São classificados bens de pós-consumo materiais em final de vida útil ou que ainda apresentam condições de serem reutilizados, e resíduos industriais. Estes

Relacionados