transfonações societárias e serviço social

Páginas: 18 (4397 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
"As três principais proposições (...) são o positivismo, o historicismo e o marxismo". (pág.: 35)
"Existem também os possíveis cruzamentos entre os três: encontramos autores que são parcialmente positivistas e parcialmente historicistas, outros que são parcialmente marxistas e parcialmente positivistas, etc." (pág.: 35).
"Isto quer dizer que encontramos vários cruzamentos." (pág.: 35)."Primeiramente, eu vou fazer algumas observações gerias sobre o que é o positivismo (...): analisar o positivismo de maneira histórico-social, em sua evolução." (pág.: 35).
"Depois, pretendo analisar uma proposição particular dentro do campo do positivismo, pelo menos parcialmente situada dentro desse campo, que é a proposição de Max Weber.” (pág.: 35).
"Se se tentasse formular o que seria o tipoideal do positivismo (...) poderiam ser selecionadas três ideias principais.” (pág.: 35).
"A sua hipótese fundamental é de que a sociedade humana é regulada por leis naturais (...) independentes da vontade e da ação humana...” (pág.: 35 e 36).
"Deste modo, a pressuposição fundamental do positivismo é de que essas leis que regulam o funcionamento da vida social, econômica e política, são do mesmotipo que as leis naturais e, portanto o que reina na sociedade é uma harmonia semelhante à da natureza”... (pag:36)
"Dessa primeira hipótese (...) os métodos e procedimentos para conhecer a natureza, portanto, a metodologia das ciências sociais tem que ser idêntica à metodologia das ciências naturais, posto que o funcionamento da sociedade seja regido por leis do mesmo tipo da natureza.” (pág.:36).
Essa segunda conclusão (...) de naturalismo positivista, decorre de maneira totalmente lógica da primeira: se a sociedade é regida por leis de tipo natural, a ciência que estuda as leis naturais da sociedade é do mesmo tipo que a ciência que estuda as leis da astronomia, da biologia, etc. “(pág.: 36)”.
"A terceira conclusão, que é talvez a mais importante (...)” (pág.: 36).
"Isto é, ocientista social deve estudar a sociedade com o mesmo espírito objetivo, neutro, livre de juízo de valor, livre de quaisquer ideologias ou visões de mundo, exatamente da mesma maneira que o físico, o químico, o astrônomo, etc.”. (pag:36)
"Significa que a concepção positivista é aquela que afirma a necessidade e a possibilidade de uma ciência social completamente desligada qualquer vínculo com as classessociais, com as posições políticas, os valores morais, as ideologias, as utopias, as visões de mundo.” (pág.: 36).
"Pode-se dizer que a ideia de uma ciência da sociedade, elaborada segundo o modelo científico-natural, aparece particularmente no século XVIII.” (pág.: 37).
"Pode-se encontrar em períodos anteriores alguns elementos dessa formulação...” (pág.: 37).
"Pode- se dizer que opositivismo (...) é filho legítimo da filosofia das luzes e, (...) é uma visão social do mundo de dimensão utópica, crítica e, até certo ponto, revolucionária.” (37).
“Talvez o primeiro autor que se pode relacionar como pai do positivismo seja Contorce (...), que foi talvez o primeiro a formular (...) que a ciência da sociedade (...) deve tomar o caráter de uma matemática social (...) (pág.: 37)”.
"Égraças a essa matemática social que poderá existir uma ciência dos fatos sociais verdadeiramente objetivas.” (pág.: 37).
"Ele é contra o controle do conhecimento social pelas classes dominantes da época (...)” (pág.: 37).
"Como esses interesses (...), sobretudo (...) classes dominantes feudais (...), se trata de eliminar do conhecimento social as doutrinas (...) enfim, todos os dogmas fossilizadosque se arrogavam o monopólio do conhecimento social.” (pág.: 37).
"(...) Condorcet que reconhece que o progresso do conhecimento era difícil, lento (...)” (pág.: 38).
"(...) Condorcet o primeiro pensador que avança (...) ideia de uma ciência natural da sociedade, objetiva e livre de preconceitos.” (pág.: 38).
"Livre de preconceitos, essas são as palavras-chave que atravessam toda a filosofia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transformações societárias e serviço social
  • Serviço social transformações societárias
  • Transformações Societárias e Serviço Social
  • Transformações societárias e o serviço social
  • Transformações Societárias e Serviço Social
  • Transformações Societárias e Serviço Social
  • SERVIÇO SOCIAL X TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS
  •  AS MUDANÇAS SOCIETÁRIAS DO SÉCULO XX E OS DESAFIOS PARA O SERVIÇO SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!