transfonações societárias e serviço social

4397 palavras 18 páginas
"As três principais proposições (...) são o positivismo, o historicismo e o marxismo". (pág.: 35) "Existem também os possíveis cruzamentos entre os três: encontramos autores que são parcialmente positivistas e parcialmente historicistas, outros que são parcialmente marxistas e parcialmente positivistas, etc." (pág.: 35).
"Isto quer dizer que encontramos vários cruzamentos." (pág.: 35).
"Primeiramente, eu vou fazer algumas observações gerias sobre o que é o positivismo (...): analisar o positivismo de maneira histórico-social, em sua evolução." (pág.: 35).
"Depois, pretendo analisar uma proposição particular dentro do campo do positivismo, pelo menos parcialmente situada dentro desse campo, que é a proposição de Max Weber.” (pág.: 35).
"Se se tentasse formular o que seria o tipo ideal do positivismo (...) poderiam ser selecionadas três ideias principais.” (pág.: 35).
"A sua hipótese fundamental é de que a sociedade humana é regulada por leis naturais (...) independentes da vontade e da ação humana...” (pág.: 35 e 36).
"Deste modo, a pressuposição fundamental do positivismo é de que essas leis que regulam o funcionamento da vida social, econômica e política, são do mesmo tipo que as leis naturais e, portanto o que reina na sociedade é uma harmonia semelhante à da natureza”... (pag:36)
"Dessa primeira hipótese (...) os métodos e procedimentos para conhecer a natureza, portanto, a metodologia das ciências sociais tem que ser idêntica à metodologia das ciências naturais, posto que o funcionamento da sociedade seja regido por leis do mesmo tipo da natureza.” (pág.: 36).
Essa segunda conclusão (...) de naturalismo positivista, decorre de maneira totalmente lógica da primeira: se a sociedade é regida por leis de tipo natural, a ciência que estuda as leis naturais da sociedade é do mesmo tipo que a ciência que estuda as leis da astronomia, da biologia, etc. “(pág.: 36)”.
"A terceira conclusão, que é talvez a mais importante (...)” (pág.: 36).
"Isto é, o

Relacionados

  • MOVIMENTO DE MULHERES
    4616 palavras | 19 páginas