Transferência de cal0r

2977 palavras 12 páginas
FENÔMENOS DE TRANSPORTE

TRANSFERÊNCIA DE CALOR
1.
2.
3.
4.

Introdução
Condução
Convecção
Princípios da radiação térmica

INTRODUÇÃO
• O que é Transferência de Calor ?

- Transferência de Calor (ou Calor) é energia em trânsito devido a uma diferença de temperatura. Sempre que existir uma diferença de temperatura em um meio ou entre meios ocorrerá transferência de calor. O sistema tende a atingir o equilíbrio térmico

• Está implícito na definição acima que um corpo nunca contém calor, mas calor é identificado com tal quando cruza a fronteira de um sistema. • O calor é portanto um fenômeno transitório, que cessa quando não existe mais uma diferença de temperatura.
1. Introdução

• Os diferentes processos de transferência de calor são referidos como mecanismos de transferência de calor. Existem três mecanismos, que podem ser reconhecidos assim:

1. Quando a transferência de energia ocorrer em um meio estacionário, que pode ser um sólido ou um fluido, em virtude de um gradiente de temperatura, usamos o termo transferência de calor por condução. A figura ilustra a transferência de calor por condução através de uma parede sólida submetida à uma diferença de temperatura entre suas faces. 1. Introdução

2. Quando a transferência de energia ocorrer entre uma superfície e um fluido em movimento em virtude da diferença de temperatura entre eles, usamos o termo transferência de calor por convecção.

A figura ilustra a transferência de calor de calor por convecção quando um fluido escoa sobre uma placa aquecida.

1. Introdução

3. Quando, na ausência de um meio interveniente, existe uma troca líquida de energia (emitida na forma de ondas eletromagnéticas) entre duas superfícies a diferentes temperaturas, usamos o termo radiação.

A figura ilustra a transferência de calor por radiação entre duas superfícies a diferentes temperaturas..
1. Introdução

MECANISMOS COMBINADOS
• Na maioria das situações práticas

Relacionados