Transferencia de calor - FENTRANS

4515 palavras 19 páginas
INTRODUÇÃO

Este trabalho destina-se principalmente aos alunos que iniciam seus estudos no campo de Transferência de Calor dentro da disciplina de Fenômeno dos transportes.
No presente trabalho serão abordados conceitos básicos da disciplina supracitada, através da definição de seus termos mais comuns e do equacionamento das três formas em que o calor pode ser transferido para os corpos. Primeiramente, serão apresentadas as definições de condução, convecção e radiação, junto à introdução de algumas fórmulas básicas que auxiliarão no entendimento destes termos.
Após, serão explanadas as fórmulas gerais dentre outros tópicos complementares para um total aprendizado.

1 TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Em física, transferência, transmissão ou propagação de calor, algumas vezes citada como propagação ou transferência térmica, é a transição de energia térmica de uma massa (corpo) mais quente para uma massa mais fria. Noutras palavras, é a troca de energia calorífica entre dois sistemas de temperaturas diferentes.
Quando um corpo, por exemplo, um objeto sólido ou um fluido, está a uma temperatura diferente da de seu entorno ou outro corpo, a transferência de energia térmica, também conhecida como fluxo de calor ou troca térmica, ocorre de tal maneira que o corpo e seu entorno alcancem equilíbrio térmico; o que significa que se encontram a mesma temperatura, a lei zero da termodinâmica. Quando ocorre transferência de energia térmica de um corpo para outro, a propagação se faz do corpo de maior temperatura para o de menor (do mais quente para o mais frio), como descrito pela segunda lei da termodinâmica ou o chamado enunciado Clausius. Quando existe uma diferença de temperatura entre dois objetos em proximidade um do outro, a transferência de calor não pode ser detida; só pode ser feita mais lentamente (noutras palavras, não existe material isolante perfeito).
Quando uma quantidade de calor conduzida por unidade de tempo

Relacionados

  • Reologia
    2183 palavras | 9 páginas
  • Reologia dos Fluidos
    2241 palavras | 9 páginas