Transferência eletrônica baseada no princípio da oxi-redução

Páginas: 3 (692 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2012
Laboratório de
QUÍMICA GERAL





relatório nº 006





Transferência Eletrônica baseada no princípio da Oxi-Redução












Outubro/2011
ResumoFoi elaborado um experimento que demonstra a transferência de elétrons, através do contato direto entre os reagentes em solução ou pela passagem dos elétrons intermediada por um condutor metálico;neste último caso, tratando-se de uma reação eletroquímica.







































Introdução



A transferênciaeletrônica baseia-se no princípio da Oxi-Redução, onde Oxidação é a perda de elétrons por um átomo e redução é o ganho de elétrons por um átomo.

Para átomos metálicos a perda e ganho de elétrons é medidapelo potencial elétrico “E°” medido em volts. Todo o átomo que perde e ganha elétrons tem seu “E°”. Chama-se de transferência eletrônica ao fenômeno que ocorre quando colocamos em contato, pelo menosdois metais diferentes, em que se observa que o metal de maior E° transfere elétrons para o metal (íon metálico) de menor E°.

A variedade de reações químicas que envolvem oxidação-redução nocotidiano é surpreendente. Calculadoras, brinquedos, lâmpadas, rádios e muitos outros objetos eletroeletrônicos utilizam pilhas alcalinas para funcionarem. Outros processos como revelação fotográfica,fotossíntese, respiração, assim como os testes de glicose na urina ou de álcool no ar expirado são outros exemplos de reações que envolvem a transferência de elétrons.1- Materiais e Metodologia


1.1) Para a realização do experimento, foram utilizados os seguintes materiais:


A) Palha de Aço Fina:



A diferençaentre uma palha de aço mais grossa e uma mais fina, está no processo de fabricação; o grau de ajuste das lâminas de corte é que define a espessura do fio resultante. Também influi o tipo de matéria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oxi redução
  • Oxi redução
  • Oxi-Redução
  • oxi-redução
  • Oxi-redução
  • Oxi-redução
  • OXI-REDUÇÃO
  • oxi redução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!