Transexualidade e a família conteporânea

3349 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

ALINE RODRIGUES ARAUJO
LARISSA AMANDA MORAES BATISTA
PAULO ROBERTO SILVA DA COSTA

TRANSEXUALIDADE E A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

BELÉM - PA
2013
ALINE RODRIGUES ARAUJO
LARISSA AMANDA MORAES BATISTA
PAULO ROBERTO SILVA DA COSTA

TRANSEXUALIDADE E A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Trabalho apresentado à disciplina Psicologia Familiar, do curso de Psicologia, da Unama, como requisita de avalição de nota parcial da 2ª NI.
Orientador: Profª Tatiane Lima Santos. Turma: 4PSV1

BELÉM - PA
2013
1 INTRODUÇÃO
A família é um objeto em eterno devir, dessa forma inúmeras formas de significações e também arranjos são montados e desmontados ao longo da história da humanidade, apesar de não sair de seu objetivo de célula mãe que atribui e repassa valores, além de exercer papel primordial de acolhimento (OSORIO; VALE, 2011). Osorio; Vale (2011) indicam que a família tradicional está em crise com a visibilidade e os direitos dados para setores da sociedade que antes eram ignorados pelo âmbito politico e pela sociedade em geral, a crise na família, para os autores, não configura a ruina e sim novas formas de arranjos e atores.
Dessa forma é exigida a adaptação para novas disposições familiares formadas por membros transexuais ou outros que diferem da norma tradicional de família, sendo ela primordial também para a formação de identidade gênero e as diferenças entre o papel masculino e feminino (COSTA; ANTONIAZZI, 1999).
Os desejos dos pais são primordiais para a constituição psíquica do sujeito e, segundo Ciccarelli (1998), também para o seu papel e identidade de gênero. Porém o desejo do sujeito e dos pais muita das vezes vai em contraposição daquilo que é esperado pela sociedade, causando muito sofrimento aos indivíduos transexuais (CICCARELLI, 1998; PARKER, 1993). Não é a inadequação do gênero biológico com

Relacionados