Transesterificação de óleo de fritura e óleo de sója

Páginas: 13 (3151 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013



FATEC PIRACICABA






Relatório de Prática em Laboratório

Disciplina: Produção de Biodisel
Profo Dro Alexandre Wilter Mazzonetto




Transesfiricação do óleo de fritura e do óleo de soja












Alunos:
Carolina
Júlia
Marcos Lins de Emeri
Técio



PIRACICABA
Setembro/2011


Introdução

Atualmente, a reciclagem deresíduos agrícolas e agro-industriais vem ganhando espaço cada vez maior, não simplesmente porque os resíduos representam “matérias primas” de baixo custo, mas, principalmente, porque os efeitos da degradação ambiental decorrente de atividades industriais e urbanas estão atingindo níveis cada vez mais alarmantes. Vários projetos de reciclagem têm sido bem sucedidos no Brasil e dentre elesdestacam-se o aproveitamento de papel, plásticos, metais, óleos lubrificantes automotivos e industriais, soro de leite e bagaço de cana.
Mais recentemente, a implantação de Programas de Qualidade Total tem reduzido o impacto poluidor de várias atividades de natureza agroindustrial. No entanto, muitos casos ainda prevalecem sem qualquer proposta de solução definitiva. Dentre os materiais que representamriscos de poluição ambiental e, por isso, merecem atenção especial, figuram os óleos vegetais usados em processos de fritura por imersão. Segundo o Centro de Saúde Ambiental da Prefeitura Municipal de Curitiba, estima-se que somente nos restaurantes industriais da cidade e região metropolitana, são mensalmente geradas cerca de 100 toneladas de óleos de fritura, cujos destinos incluem a produção desabão, de massa de vidraceiro e de ração animal, mas que também têm parte de seu volume descartado diretamente no esgoto doméstico.
O presente trabalho analisa a utilização de diferentes catalisadores para o processo de transesterificação de óleo vegetal residual e óleo vegetal novo, bem como as diferentes vias utilizando etanol ou metal para a produção do biodiesel, combustível alternativo aodiesel convencional.

Objetivos

Preparar óleo usado para transesterificação.
Determinar a quantidade de catalisador a ser utilizado
Fazer a transesterificação do óleo usado e óleo de soja novo.

















Revisão de literatura



Produção de Biodiesel

Existem três processos básicos para a produção de biodiesel: formação de microemulsões, pirólise etransesterificação. Entretanto, a transesterificação de triglicerídeos é o processo utilizado em larga escala. A figura 1 apresenta uma reação de transesterificação típica para a produção de biodiesel.
Figura 1: Reação de transesterificação
CH3OH
Do ponto de vista cinético, a transesterificação pode ser conduzida em processos catalisados por ácidos, enzimas ou bases fortes. A catálise básica é,indiscutivelmente, a mais utilizada em todo mundo. A produção industrial de biodiesel é, em sua quase totalidade, conduzida por esta rota. Os processos que pretendem ser abordados no presente trabalho se referem à catálise ácida e à catálise básica.
Catálise Básica
Os catalisadores utilizados na catálise básica são bases fortes como KOH (hidróxido de potássio), NaOH (hidróxido de sódio), carbonatos emetóxidos, etóxidos e, em menor grau, propóxidos e butóxidos de sódio e potássio.
Nestes processos, a base é dissolvida no álcool utilizado, e adicionada ao óleo. São utilizados reatores agitados, com ou sem aquecimento. O tempo de reação típico é de cerca de 1-2 horas. Após a transesterificação, o produto obtido é uma mistura de ésteres, glicerol, álcool, tri, di e monoglicerídeos.
Em suma, asprincipais etapas envolvidas são: mistura, reação de transesterificação, decantação do glicerol, recuperação do álcool em excesso, e separação do glicerol.
A utilização de catalisadores básicos permite obter taxas de reação quase 4000 superiores as obtidos pela mesma quantidade de catalisadores no processo ácido. Além disso, o custo das bases fortes é bastante inferior ao das enzimas utilizadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produçãoprodução de biocombustível alternativo ao óleo diesel através da transesterificação de óleo de soja...
  • Óleo de fritura
  • Óleo fritura
  • Oleo de soja
  • Oleo de soja
  • oleo de soja
  • resumo transesterificação do óleo de dende
  • Logistica reversa do Óleo de fritura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!