Transe e Possessão

Páginas: 5 (1245 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS FIESC\UNIESP










ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PSIQUIATRIA












COLINAS DO TOCANTINS
NOVEMBRO DE 2014
Sâmella Cavalcante da Cunha











TRANSTORNO DE TRANSE E POSSESSÃO
Trabalho apresentado a docente Nébia Gadelha, à matéria de Assistência de Enfermagem em Psiquiatria como parte parcial danota N2, ao 6° Período de Enfermagem B noturno.









COLINAS DO TOCANTINS
NOVEMBRO DE 2014


Sumário


Introdução 4
Transtorno de Transe e Possessão 6
Etiopatogênia 7
Tipos clínicos 7
A antecâmara da loucura 7
Conclusão 10
Referência Bibliográfica 11





Na primeira metade do século XX, os alienistas julgavam-se em condições privilegiadas para definir os rumos e asregras de funcionamento da sociedade. Entre os diversos focos de investigação e análise, os fenômenos de transe e possessão se dividem em partes: prejudicial para a saúde mental, fraude e exploração da credulidade pública; associação com a histeria e o atraso cultural; benefícios para a restauração e manutenção da saúde, mas ainda associados ao atraso cultural; nenhuma ligação com danos para asaúde e com baixo nível cultural.

Transtorno de Transe e Possessão

Transtorno de transe e possessão ou Transtorno de Transe Dissociativo(DSM-IV) é um transtorno dissociativo caracterizado por uma perda transitória da consciência de sua própria identidade, associada a uma conservação perfeita da consciência do meio ambiente. Apenas estados de transe involuntários e não desejados são consideradostranstorno, não deve ser classificado como doença quando ocorre apenas em situações adequadas ao contexto cultural ou religioso do sujeito.
Transtornos dissociativos geralmente ocorrem em relação temporal estreita com eventos traumáticos, problemas insolúveis e insuportáveis, ou relações interpessoais difíceis. Ocorre uma cisão (divisão) do ego(identidade pessoal) e uma nova personalidade comlembranças, consciência, identidade, percepção e controle dos movimentos corporais peculiares é formada. Esse fenômeno é conhecido como transtorno de despersonificação ou como transtornos egodistônicos.
Podem ser causadas por sugestão, sendo relacionado a sugestionabilidade do indivíduo, como uma hipnose ou, em casos mais graves, uma lavagem cerebral. O impacto e eficiência da sugestão éproporcional ao quanto a ideia sugerida atende às necessidades emocionais do individuo e de sua cultura. Ou seja, quanto mais emocionalmente e psicologicamente abalado, com vida social e familiar insatisfatória, ansioso por aprovação social, impulsivo e emotivos mais sugestionável.
Também podem ser causados por excesso e falta de neurotransmissores de forma similar a esquizofrenias e delírios.Especialmente desregulação nas vias de dopamina, serotonina e catecolamina atuando em áreas relacionadas ao autocontrole, percepção, raciocínio e cinestesia.



Etiopatogenia

No transtorno de Transe Dissociativo assim como no transtorno dissociativo de identidade (vulgarmente conhecido como múltiplas personalidades) as principais características são a perda parcial ou completa das funções normais deintegração das lembranças, da consciência, da identidade e das sensações imediatas, e do controle dos movimentos corporais.2 Assim, a "possessão" é como uma nova personalidade criada pela própria pessoa com suas peculiaridades, tom de voz, gostos, controle de movimentos, identidade e lembranças distintos.

Tipos clínicos

Espiritopatia, mediunopatia, delírio espírita episódico...
Apesar daconcordância quanto ao caráter patogênico do espiritismo, havia divergências sobre quais seriam os quadros clínicos decorrentes. A maioria pensava que seriam desencadeados transtornos mentais já descritos na literatura, mas com o colorido espírita. Henrique de Brito Belford Roxo (1877-1969) foi o principal defensor de uma tese mais ampla quanto ao caráter psicopatogênico do espiritismo. Chegou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transe e Possessão
  • De terra em transe ao transe da terra
  • Transe e Klínica
  • Transe social
  • O Transe Mediúnico
  • Opressão e transe
  • resenha
  • Opressão, depressão e possessão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!