Transcri O Texto E Textualidade

1496 palavras 6 páginas
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Departamento de Estudos Linguísticos e Literários – DELL
Disciplinas: Português Instrumental e Interpretação de Textos e Redação
Curso: Agronomia, Semestre: 2014/2.
Professora:
Aluno (a):

Fichamento de transcrição- texto e textualidade

Transcrição Texto e Textualidade
Tema: Como avaliar a textualidade?
Subtemas: Pontos-chave da linguística textual, questões preliminares, conceitos e critérios para á analise da coerência e da coesão, progressão, retomadas de elementos no decorrer do discurso, subjetividade da avaliação, não contradição, avaliação global, articulação, informatividade.
Objetivo: Análise de como se dá a construção e a avaliação de requisitos necessários para a produção e o processamento de um texto.
COSTA VAL, Maria da Graça. Texto e textualidade. in______. Redação e textualidade. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.p.03-16.

1. Questões preliminares. Um dos pontos-chave da linguística textual é a discussão sobre oque faz de um texto um texto, isto é em que consiste a essência de um texto que propriedade distingue textos de não textos [...], A conceituação teórica que busca estabelecer em que nível se situa e com que elementos lidam a coerência se mostra [...], fruto da analise empírica, empenhada em descobrir que características usualmente apresentam textos coerentes. P.17
2. Quais são os critérios para á analise da coerência e da coesão? Entendida a coerência como a configuração conceitual e subjacente e responsável pelo sentido do texto, e a coesão como sua expressão do plano linguístico, [...]. (destaque da autora). P.20 ............................................................................................................................................................................ Para Charolles (1978), um texto coerente e coeso satisfaz a quatro requisitos: a repetição, a progressão, a não contradição e a

Relacionados

  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas