Transcrição e tradução

Páginas: 5 (1131 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Transcrição
O RNA de todos os tipos é transcrito de um filamento-molde de DNA, catalisado por diversas enzimas referidas como RNA-polimerase. A seqüência de nucleotídeos do RNA é complementar à do filamento molde de DNA, exceto quanto à substituição de timina por uracila. A síntese de um RNA complementar a partir de um DNA é denominado de transcrição. O DNA usado como molde para síntese deRNA é chamado de filamento com sentido.
A região que foi transcrita do DNA para o RNA é denominada de região codificante. Promotores são regiões de reconhecimento e interação entre a RNA-polimerase e o DNA que sinaliza o começo da transcrição. A região TATA Box orienta a enzima RNA-polimerase em preparação para transcrição.
RNA-polimerases procarióticas
Uma das maiores enzimas já conhecida, asubunidade sigma possui a função de reconhecer os promotores e não está envolvida diretamente com a transcrição.
RNA-polimerase eucarióticas
Produzem três tipos de RNA-polimerases diferentes. RNA-polimerase I localizada no nucléolo, sintetiza apenas RNA-ribossômico. A polimerase II é encontrada no nucleoplasma e sintetiza RNA pré mensageiro. A polimerase III localizada no nucleoplasma,sintetiza RNA de transferência e 5s RNA. A função básica do RNA é o transporte de mensagem do DNA para o citoplasma, onde é responsável pela direção da síntese das cadeias polipeptídicas.
Classes de RNA
A mólecula de RNA que é produzida pode ser um mRNA (RNA mensageiro), um rRNA (RNA ribossômico) ou um tRNA (RNA transportador). Todos são transcritos de genes diferentes e cada um tem uma funçãoespecial na célula.
RNA mensageiro (mRNA). A especifidade para uma determinada seqüência de aminoácidos é determinada pelo RNA mensageiro.
A cópia da sequência de bases do DNA para uma cadeia complementar de RNAm, é passado ao citoplasma. Esta etapa decorre no núcleo, mais exatamente no nucléolo. Apenas uma cadeia de DNA é usada como molde para síntese de RNAm, segundo a regra do emparelhamentode bases. Esta síntese é comandada pela enzima RNA-polimerase, que desliza ao longo de um DNA, abrindo a cadeia e iniciando a síntese, sempre no sentido 5’ à 3’. Após a passagem da RNA-polimerase a cadeia de DNA volta fechar, formando-se as pontes H entre as bases. Após a síntese deste RNA-pré-mensageiro inicial ocorrem alterações: sequências não codificantes – introns – são cortadas e assequências codificantes restantes – exons – são unidas entre si, formando o RNAm funcional, que migra para o citoplasma.

O RNA mensageiro da E. Coli tem vida curta, funcionado apenas por poucos minutos. Só tem estabilidade enquanto esta ligado aos polissomos o resultado disso é que as células bacterianas não ficam ligadas com grandes quantidades de RNA mensageiro.
RNA de transferência (tRNA).Funcionam como moléculas adaptadoras, para trazer aminoácidos ao local da síntese de proteína. Existe mais de uma molécula de tRNA para cada aminoácido. O tRNA é uma molécula pequena menor que o mRNA e o Rrna, sendo encontrado no tRNA diversos nucleotídeos incomuns, possui pontes de hidrogênio nas bases usuais e a falta nas bases incomuns afetando na sua forma.
RNA ribossômico (rRNA) e Ribossomos. Oribossomo é local de síntese de polipeptídios, sendo composto de proteínas e RNA ribossômico. O ribossomo dos eucariotas é bem semelhante ao procariótico, porém possui tamanho maior, diferindo também na sensibilidade a antibióticos que inibem a síntese de proteínas. Nos eucariotos as moléculas de rRNA 18s, 5,8s e 28s estão próximos um dos outros na ordem mencionada constituindo a unidadetranscricional deste modo o transcrito primário é processado pa moléculas funcionais de rRNA semelhante aos outros processamentos de RNA.

Tradução
A tradução é o processo de síntese ou fabricação de proteínas (construção da cadeia de aminoácidos). Para a fabricação das proteínas é necessário que estruturas celulares chamadas ribossomos decodifiquem a mensagem contida na molécula de mRNA(RNA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • transcrição e tradução
  • Transcrição e tradução
  • TRANSCRICAO E TRADUCAO
  • Duplicação, Transcrição e Tradução.
  • DUPLICAÇÃO DO DNA, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO
  • Transcrição e tradução gênica
  • Transcrição, tradução, replicação
  • EXERCÍCIOS PARA REVISÃO: TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO DO DNA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!