Transatlânticos

Páginas: 16 (3881 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013
Transatlânticos
Por transatlântico entende-se, de modo geral, um navio que transporta passageiros através do oceano, normalmente seguindo linhas regulares.
A época dourada dos transatlânticos foi os anos 30 do século 20. Terminada a Segunda Guerra, em 1945, eles foram paulatinamente sendo substituídos pelos aviões nas rotas intercontinentais. Voar é bem mais rápido e as companhias aéreastambém investiram no glamour e no serviço de bordo.
Mas há quem prefira ficar seis dias a bordo de um gigantesco hotel móvel a ficar várias horas amarrado a uma poltrona desconfortável. A bordo de um navio não se pode apenas caminhar com facilidade. Há várias opções de restaurante, de lazer, de compras. Há piscinas, academias de ginástica, bibliotecas, shows em auditórios e, no caso do QueenMary 2, até mesmo um planetário - o primeiro embarcado em um navio.

Os primeiros transatlânticos
Em 1836, o Great Western, o maior transatlântico do século XIX, foi inaugurado. Com cerca de 200 metros e podendo transportar 5.000 passageiros, não foi muito satisfatório. Pois o navio estava constantemente a avariar-se.
Em 1840, a Cunard Line construiu o Britannia, um transatlântico de cercade 130 ou 140 metros, podendo transportar 1.500 passageiros. Este navio já foi mais aceite, já que podia navegar muito mais rápido e era mais luxuoso que o Great.
Em 1860, a White Star Line construiu o RMS Oceanic, um navio relativamente pequeno e pouco luxuoso comparado ao Britannia, mas muito mais rápido.
Durante o resto do século XIX, a White Star e a Cunard competiam pela supremacia noAtlântico e preferência de passageiros ricos.

A competição no Atlântico
O motivo desta competição era a Flâmula Azul, um título entregado ao navio que atravessasse o Atlântico (ou qualquer outro oceano) em menos tempo. Além disso, havia imensa emigração e as companhias lutavam pelos passageiros. Os ricos costumavam viajar entre o nordeste americano e o norte da Europa, preferindo viajar nosnavios mais luxuosos.
A Cunard Line ganhava aos seus concorrentes com navios rápidos, preferidos pelos passageiros. A White Star decidiu investir mais no conforto e entretenimento abordo do que na velocidade. Os primeiros navios foram o Olympic, o Titanic, e o Britannic. Estes navios possuíam banhos turcos, ginásio e a primeira piscina abordo de um navio.
Alguns desastres famosos
Muitos dostransatlânticos sofreram acidentes causando uma enorme quantidade de vitimas. Uma lista dos desastres mais famosos:
Em 1912, o luxuoso transatlântico britânico Titanic afunda-se após colidir com um iceberg;
Em 1915, o luxuoso navio de cruzeiros britânico Lusitania afunda-se após ser torpeado;
Em 1916, o luxuoso paquete britânico HMHS Britannic afunda-se após embater numa mina;
Em 1945, oluxuoso paquete alemão Goya afunda-se após ser torpeado;
Em 1945, o luxuoso paquete alemão Wilhelm Gustloff afunda-se após ser torpeado;
Em 1956, o luxuoso paquete italiano SS Andrea Doria afunda-se após embater com o Stockholm.

Atualmente
Após a Segunda Guerra Mundial, os transatlânticos voltaram a operar no transporte de passageiros pelo Atlântico. Devido a concorrência da aviação, ostransatlânticos perderam importância. Mais tarde, nos anos 80 e 90, os transatlânticos voltaram a operar mas desta vez na função de lazer e entretenimento. O Queen Mary 2 é o maior navio do mundo em comprimento, embora o Freedom of the Seas seja maior em equipamentos e número de passageiros.

Transatlânticos célebres
Andrea Doria
Queen Mary e Queen Mary 2
Titanic
Oasis of the Seas
Queen Elizabeth eQueen Elizabeth 2
Britannia

Queen Mary
O Queen Mary 2 revive o tempo dos grandes navios de passageiro que a aviação extinguiu.





A era dos grandes transatlânticos está tendo um renascimento de peso. O maior navio de passageiros da história, o Queen Mary 2, começou este ano a transportar turistas. 
O contraste entre o glamour e a tragédia que envolveu o transatlântico Titanic em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tunel Transatlantico
  • Navios Transatlanticos
  • Comércio Transatlântico de Escravos
  • O enigma das interseções: classe, ”raça”, sexo, sexualidade. A formação dos impérios transatlânticos do século XVI...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!