Transaferência de calor e massa

3750 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA

Trabalho de Pesquisa para obtenção de nota da disciplina “Fenômenos de Transporte”, com o prof° Alberto Carlos, realizado pelas alunas Ana Paula Moraes, Izalena de Oliveira,
Karoline Santiago e Tharcia Monteiro.

Castanhal/2012

TRANSFERÊNCIA DE CALOR 1- Introdução
A ciência da termodinâmica lida com a quantidade de calor transferido quando um sistema passa por um processo de um estado de equilíbrio para outro, não fazendo nenhuma referência ao tempo que tal processo demora. Mas em engenharia, frequentemente interessa-se pela taxa de transferência de calor, que é o tema da ciência da transferência de calor.
Sabe-se que se uma lata de bebida gelada fica à temperatura ambiente, ela esquentará, ao passo que se uma lata de bebida morna for colocada em uma geladeira, ela resfriará. Isso acontece em função da transferência de energia do meio quente para o meio frio. A transferência de energia é sempre do meio de maior temperatura para o de menor temperatura, e ela cessa quando os dois meios atingem a mesma temperatura.

2- Transferência de Calor na Engenharia
Equipamentos que se valem da transferência de calor, como trocadores de calor, caldeiras, condensadores, radiadores, aquecedores, fornos, refrigeradores e coletores de energia solar são projetados principalmente com base na análise de transferência de calor. Os problemas de transferência de calor encontrados na prática podem ser separados em dois grupos: (1) avaliação e (2) dimensionamento. Os problemas de avaliação lidam com a determinação da taxa de transferência de calor para um sistema existente para uma dada diferença de temperatura. Já os problemas de dimensionamento trabalham com a determinação do tamanho de um sistema de forma a transferir calor em uma dada taxa para uma dada diferença de temperatura.
Sistemas de engenharia ou processos podem ser estudados de forma experimental (testando e fazendo medidas) ou analítica

Relacionados