trannordestina

329 palavras 2 páginas
Os impactos da ferrovia Transnordestina para o Nordeste

A Transnordestina é uma ferrovia que liga a Cidade de Eliseu Martins no Piauí ao Porto de Suape e ao Porto de Pecém, respectivamente naRegião Metropolitana do Recife e Região Metropolitana de Fortaleza, cruzando praticamente todo o território do estado de Pernambuco e Ceará.
A ferrovia Transnordestina é uma das mais importantesobras no nordeste do país com parceria do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), e com isso mudará a realidade da região. A mesma liga a Cidade de EliseuMartins no Piauí ao Porto de Suape e ao Porto de Pecém, respectivamente na Região Metropolitana do Recife e Região Metropolitana de Fortaleza, cruzando praticamente todo o território do estado dePernambuco e Ceará.
Uni as três pontas mortas do sistema ferroviário do Nordeste – Missão Velha/CE, Salgueiro/PE e Petrolina/PE,alavancando, assim, o desenvolvimento econômico de diversos setores em suaárea de abrangência, especialmente o pólo gesseiro do Araripe e o pólo agroindustrial de Petrolina e Juazeiro. Além disso, integra o sistema hidroviário do São Francisco, o sistema rodoviário sertanejo eo sistema ferroviário já existente, tornando mais eficiente à logística do transporte de cargas.
Com todo esse avanço há uma grande preocupação na área ambiental, pois os impactos podem serirreversíveis quando feitos de forma desregrada. No entanto equipes do IBAMA e ICMBio realizam sempre que possível vistorias e fiscalizações a essas obras, para que o desenvolvimento aconteça, mas com o menorimpacto ambiental possível. podem ser destacados diversos benefícios que o projeto da Ferrovia Transnordestina apresenta independentemente de ocorrerem ou não modificações no projeto original:
- Aredução de distância ferroviária para o transporte de cargas do Ceará, do Piauí e do Maranhão para a Bahia e para o sudeste do país. E vice-versa. É claro que tanto para enviar quanto para receber...

Relacionados