trangênios

1267 palavras 6 páginas
E.E.B. Cel. Lara Ribas
Disciplina: Biologia
Professora: Marciana
Data: 10/10/2013
Turma: 303
Aluna:

TRANSGÊNICOS

Conceito

Transgênicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante. A manipulação genética combina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais. A aplicação mais imediata dos organismos transgênicos e dos organismos geneticamente modificados em geral é a sua utilização em investigação científica. A expressão de um determinado gene de um organismo num outro pode facilitar a compreensão da função desse mesmo gene.

Animais Transgênicos

Animais transgênicos são aqueles cujo genoma foi alterado para incluir genes de outros animais ou outras espécies. Os genes selecionados ou pedaços de DNA são transferidos por métodos da Biologia Molecular. Assim, os animais transgénicos têm as suas propriedades hereditárias modificadas permanentemente, pela introdução de DNA recombinante nas suas células embrionárias.
As técnicas transgénicas têm sido aplicadas a diversas espécies incluindo ovelhas, vacas, galinhas, cabras, peixes, porcos e coelhos mas , os ratos têm sido, sem dúvidas os animais mais utilizados e com maior sucesso.
Antes da atual "revolução" em genética molecular aplicada, o único método prático para o estudo da regulação e função dos genes dos mamíferos era a utilização de mutantes espontâneos.Desde os anos setenta tem sido possível introduzir fragmentos de DNA em células procarióticas e eucarióticas, in vitro, e induzir a expressão do DNA

Relacionados

  • direito
    2401 palavras | 10 páginas