Tranformações no estado capitalista:refletindo e refratando transformações na questão social

653 palavras 3 páginas
Tranformações no estado capitalista:refletindo e refratando transformações na questão social
Resenha referente ao texto contido na revista virtual e contexto Nº 5,Ano v, nov.2006.
HEIDRICH, Andréa Valente, Assistente Social, profª da escola de Serviço Social da UCPEL, Mestre em Sociologia, Doutoranda em Serviço Social pela PUC/RS.

A autora descreve neste artigo uma revisão sobre Questão Social e retrata as trajetórias e transformações do Estado capitalista, e sua relação com o mercado e a sociedade, e como essas transformações influenciaram na configuração das duas. Onde alguns autores, indicam a existência de uma possível “nova questão social” e outros reforçam que a expressão continua a mesma apenas configurada.

Quando revisamos o conceito da “Questão Social”, vimos que ela surgiu Na Europa em meados do séc.XIX, onde o Capitalismo e sua alta Produção deixa visível o crescimento da pobreza entre a classe trabalhadora, e a mesma começa a ter consciência dessa condição de exploração e a denuncia, havendo resistência pela classe, sendo assim ela começa a ter característica de “problema”, vendo que quem produz riqueza não a possui,começando assim a lutar contra seus opressores para obter mudanças diante dessa realidade. “Ao mesmo tempo em que a questão social é desigualdade, é também rebeldia, pois envolve sujeitos que vivenciam estas desigualdades e a ela resistem e se opõem” (Iamamoto, 1999, p. 28).
O séc.XX foi palco de grandes transformações na sociedade capitalista mundial, e o Estado Capitalista não ficou de fora dessas transformações. Pereira (2001) destaca três modelos de organização do Estado, o Estado Liberal, o Welfare State e o Estado Neoliberal. As transformações da questão social mudaram o interior do Estado,a parti de 1973 começa uma crise da economia mundial,os estados capitalistas criam medidas econômicas para conter a crise,e o Estado se configura como neoliberal,Porém todas essas mudanças não atingiram a sociedade

Relacionados