Trancrisão Globalizacao

2119 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GEOPOLITICA

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2014

DANIELI LIMA DURANTE RA: B58886G-9

Fichamento Globalização, Estado Nacional e Democracia.

Trabalho apresentado para a avaliação do primeiro bimestre, do 2º ano do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação do Professor Ari Ramos.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2014

Transcrição

Globalização, Estado Nacional e Democracia: as transformações do capitalismo e seus impactos econômicos, sociais, políticos e espaciais

“O processo de globalização em curso na sociedade mundial está causando grandes transformações na economia internacional, desagregação social, desemprego, enfraquecimento dos Estados Nacionais, fortalecimento do capital financeiro e alterando até os conceitos de tempo e espaço.” pág. 01.
“Os governos nacionais e locais, as empresas, os movimentos sociais e os indivíduos estão se conectando a uma extensa rede de informações, trazendo impactos econômicos, políticos, culturais e espaciais profundos para toda a sociedade.” pág. 02.
“Podemos conceituar a globalização, como a “...expansão dos fluxos de informação – que atingem todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais -, pela aceleração das transações econômicas – envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassam as fronteiras nacionais – e pela crescente difusão de valores políticos e morais em escala universal”.” pág. 02.
“Globalização não é um conceito sério. Nós, os americanos, o inventamos para dissimular a nossa política de entrada econômica nos outros países”. pág. 02.
1 Conceituando a globalização

“Definimos a globalização como o resultado da multiplicação e da intensificação das relações que se estabelecem entre os agentes econômicos situados nos mais diferentes pontos do espaço mundial. Trata-se, de um processo que, para avançar,

Relacionados