Tranalho

Páginas: 2 (459 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
ANHANGUERA EDUCACIONAL

[pic]

DIREITO E LEGISLAÇÃO

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula-tema 3: Direito Constitucional

Gilberto Luiz Maschietto Filho

RA 1088140664

3° C

Bauru2011

Direitos e Garantias Fundamentais estão destinados a estabelecer direitos, garantias e deveres aos cidadãos. Estes dispositivos sistematizam as noções básicas e centrais que regulam a vidasocial, política e jurídica de todo o cidadão no pais que vive.
No Brasil os Direitos e Garantias Fundamentais encontram-se regulados entre os artigos 5º ao 17°, e segundo o doutrinador José Afonsoda Silva, estão reunidas em cinco grupos:
1. individuais;
2. coletivos;
3. sociais;
4. de nacionalidade;
5. políticos.
O Estado de defesa é uma forma mais branda de estado desítio. Está previsto pelo Art. 136 da Constituição Federal Brasileira de 1988 e pressupões grave perturbação da ordem, ou ameaça iminente de grave perturbação da ordem.
Eclodida a perturbação, para quecaiba a instauração de estado de defesa, é necessário que a ordem não possa ser restabelecida pelo recurso aos meios coercitivos normais, com que conta, sempre, o Poder Público.
        Só o Presidenteda República pode decretar o estado de defesa. Para isto ele deve tomar previamente o parecer do Conselho da República (art. 90, I, CF) e do Conselho de Defesa Nacional (art. 91, § 1º, I). Entretanto,tais pareceres não são vinculantes, de modo que, sob sua exclusiva responsabilidade, o Presidente da República pode decretar estado de defesa apesar do entendimento contrário desses Conselhos, ou deum deles.
        É essencial à instauração do estado de defesa a delimitação da área em que são aplicáveis as medidas restritivas de direitos que estabelecer. Igualmente, o decreto deve trazer sualimitação temporal.
        Durante o estado de defesa somente cabem as medidas enumeradas no § 1º, incisos I e II, que forem expressamente indicadas no decreto que o declarar. São elas a restrição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tranalhos
  • tranalho
  • Tranalhos
  • Tranalhos
  • o tranalho no capitalismo
  • Tranalho 25
  • Tranalho P
  • Tranalho fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!