Tranças de bintou

Páginas: 7 (1502 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
“AS TRANÇAS DE BITOU”: IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA
A obra literária “As tranças de Bintou”, de Sylviane Diouf, tem como título original “Bintou´s Braids”, traduzida por Charles Cosac e ilustrada por Shane W. Evans, da Editora Cosac Naify, foi publicada em 2004. De acordo com informações coletadas sobre a obra, a cultura ali representada é das meninas Senegalesas. O esquema narrativo adotadoapresenta, na situação inicial, um desenvolvimento, um clímax e um desenlace. Contudo, não traz marcas evidentes de tempo nem de espaço, embora seja possível inferir pelas ilustrações que se trata de uma região da África. As traduções já existentes estão na França e no Brasil, sendo a primeira publicação americana, realizada pela Chronicle Books, em 2001.
A história tem como protagonista a meninaBintou, de etnia negra, cujo sonho é ter tranças “enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas”. Já nas primeiras páginas do livro, ela anuncia: “meu cabelo é curto e crespo. Meu cabelo é bobo e sem graça. Tudo o que tenho são quatro birotes na cabeça”. A partir daí, o enredo centra-se nos conflitos da menina Bintou em relação à tradição cultural negra, na qual as meninas não podem usar trançasenfeitadas por contas coloridas, posto que o uso é permitido apenas às mulheres jovens e adultas. Sentindo-se feia com seus birotes, passa a observar as mulheres mais velhas, uma delas é a jovem irmã Fatou, que usa tranças e por isso é, na concepção de Bintou, mais bonita. Para Fagundes (2001), 122

o cabelo do afrodescendente certamente é parte intrincada do perfil estético que compreende aidentidade negra. A relação que cada um tem com seu cabelo é muito particular. O fato de saber ou não lidar com ele determina a forma como é aceito. Além disso, as possibilidades de informação que cada um tem e as experiências vividas desde a infância até a idade adulta fazem com que as pessoas criem diferentes conceitos sobre a forma como encaram seu cabelo e traços, descendentes das populações quevieram do continente africano. “Há também que se considerarem as noções de alteridade que cada um tem que, em geral, causam um ‘despertar’ para o reconhecimento de uma identidade própria, frente ao espelho e à sociedade” (Disponível em: http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2010/11/Penteado-Afro-Cultura-Identidade-e-Profiss%C3%A3o.pdf .Acesso em 10 de out. 2011 ).
Neste sentido,considerando-se que os cabelos bem como a arte de trançar cabelos crespos e lanosos não são somente a marca da identidade dos africanos e afrodescendentes como representam um dos laços culturais que une o Brasil à África.
Em “As tranças de Bintou”, a história inicia-se com a protagonista que recebe a avó em sua casa que veio para a festa de ‘batizado’ do irmão recém-nascido. É preciso lembrar que o termo‘batizado’, utilizado na tradução da obra no Brasil, não tem o mesmo significado religioso na cultura africana. Nessa cultura, a escolha do nome do recém-nascido carrega o sentido de reverência aos ancestrais que servirão como referência para escolha do nome da criança. Esse aspecto cultural precisa ser explorado, por ocasião da leitura desta obra com crianças, uma vez que revela diferençassignificativas, que envolvem as questões de religiosidade cristã, legada por Portugal aos brasileiros e à cultura africana.
A cerimônia é descrita de forma a dar ao leitor conhecimento de como é esse ritual na África. Uma festa que reúne muitos parentes e na qual é servida muita comida com duração de até nove dias, quando se trata do nascimento de um menino e de sete dias quando se trata de uma menina.No caso do nascimento de gêmeos, a festa terá duração de oito dias.
O clímax da narrativa acontece ao término da cerimônia, quando Bintou vai à praia, local em que a menina gostava de brincar. Na praia, Bintou presencia o afogamento de dois amigos e corre até a vila para pedir socorro. Os meninos são salvos pelos pescadores que Bintou conseguiu trazer até a praia. Por este feito, Bintou é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRANÇAS DE BINTOU
  • As tranças de bintou
  • Trancas de bintou
  • As tranças de bintou
  • As tranças de bintou
  • As tranças de bintou
  • Tranças bintou
  • As tranças bintou

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!