TrampoDu

1316 palavras 6 páginas
INFLAÇÃO E PLANO REAL

O INÍCIO DO PLANO REAL
O plano real foi um programa brasileiro que deu o objetivo de estabilizar e reformar a economia, Iniciando em 27 de fevereiro de 1994, estabeleceu regras de conversão e de valores monetários, desde então iniciou a desindexação da economia e assim determinou o lançamento de uma nova moeda o Real.
O programa foi criado para ajudar a fazer a economia do Brasil, com o maior objetivo no controle da hiperinflação que associava o Pais na época.
A idealização do projeto, a elaboração das medidas do governo e a execução das reformas econômica e monetária contaram com a contribuição de vários economistas, reunidos pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.
O Plano Real mostrou-se nos meses e anos seguintes o plano de estabilização econômica mais eficaz da história, reduzindo a inflação (objetivo principal), ampliando o poder de compra da população, e remodelando os setores econômicos nacionais.

OS EFEITOS IMEDIATOS DO PROGRAMA NA POPULAÇÃO
O que mudou realmente foi que as famílias que antes tinham o seu poder aquisitivo muito abalado por esses absurdos de inflações, começaram a serem valorizados e assim conseguindo permanecer com o dinheiro por muito mais tempo, fazendo assim com que as compras rendessem mais com uma menor quantidade de dinheiro.
O Efeito imediato e mais notável do plano real foi a aposentadoria da maquina- símbolo da inflação, (que lançava preços aumentativos ao longo do dia, de um mesmo produto) com isso o consumido de baixa renda foi o principal beneficiado.
Durante muitos anos a correção monetária foi uma salvaguarda que permitia aos brasileiros que tinham maior poder aquisitivo defender-se parcialmente da corrosão do valor real da moeda, com aplicações bancárias de rendimento diário. A grande maioria da população, entretanto, não tinha acesso a esses mecanismos e sofria com a desvalorização diária dos recursos recebidos como salário, aposentadoria ou pensão, sendo os maiores

Relacionados