Trampo Histo

445 palavras 2 páginas
Trabalho de Histologia
Tecido Hematopoético
Medula Óssea Vermelha
É formada pela parte estrutural, o estroma, e a funcional, o parênquima.
O estroma é constituído por células reticulares, fibras reticulares (colágeno tipo III) e macrófagos, formando uma rede percorrida por numerosos capilares sinusóides, que se originam de capilares no endósteo e terminam em um grande vaso central, desembocando na circulação sistêmica venosa por meio de veias emissárias. Formam também, o ambiente onde residem as células hematopoéticas, o parênquima.
O estroma e o parênquima se organizam em dois compartimentos.
Um deles é o vascular, que corresponde aos capilares sinusóides. E o outro hemapoético, formado por células hematopoéticas, adventiciais, macrófagos e fibras reticulares.
No parênquima existem regiões que predominam determinados tipos de células. Células que formam megacariócitos e eritrócitos, ficam próximas a capilares. Já as células que originam granulócitos encontram-se distantes.
Hemácias
São anucleadas e contém grande quantidade de hemoglobina (proteínas transportadora de O2 e CO2), Esses corpúsculos sempre permanecem no interior dos vasos.
Também conhecidas como eritrócitos, são flexíveis para conseguirem passar facilmente pelas bifurcações dos capilares mais fino.
Por serem ricos em hemoglobina são acidófilos. Corando-se pelo eosina.
Leucócitos
Neutrófilos
São células arredondadas formada com núcleos comumente por 3 lóbulos, ligados em si por uma fina camada de cromatina. Quando a célula é jovem seu núcleo não é segmentado, chamada assim de neutrófilo com núcleo bastonete.
O citoplasma do neutrófilo apresenta predominantemente grânulos específicos e azurófilos. Os grânulos azurófilos (lisossomos) possuem a função de digestão e morte de microorganismos, já os específicos, combatem microorganismo, repõe a membrana e auxiliam na proteção da célular contra agente oxidantes.
Eosinófilos
Aparecem em menos quantidade e seu núcleo é bilobulado. Nos eosinófilos, o retículo

Relacionados