Tramatismo torax

791 palavras 4 páginas
uma
Traumatismo do Tórax
Fisiopatologia

A hipóxia tecidual, a hipercarbia e a acidose são resultados freqüentes do trauma torácico. A hipóxia tecidual resulta de uma oferta inadequada de oxigênio aos tecidos causados pela hipovolemia, por alteração da relação ventilação/perfusão pulmonar (contusão, hematoma, colapso alveolar, etc.), e por alterações nas relações pressóricas intratorácicas (pneumotórax hipertensivo, pneumotórax aberto, etc.). A hipercarbia implica em hipoventilação. Agudamente, a hipóxia é mais importante. A acidose respiratória é causada pela ventilação inadequada, por alterações nas relações pressóricas intratorácicas, por depressão do nível de consciência, etc. Já a acidose metabólica é causada pela hipoperfusão dos tecidos (choque).

Classificação • Quanto ao tipo de lesão: como já mencionado anteriormente, divide-se em :

Aberto: são, a grosso modo, os ferimentos. Os mais comuns são os causados por arma branca (FAB) e os por arma de fogo (FAF). Fechado: são as contusões. O tipo mais comum dessa categoria de trauma é representado pelos acidentes automobilísticos.

• Quanto ao agente causal ➢ FAF ➢ FAB ➢ Acidentes Automobilísticos ➢ Outros

• Quanto à manifestação clínica ➢ Pneumotórax (hipertensivo ou não) ➢ Hemotórax ➢ Tamponamento cardíaco ➢ Contusão pulmonar ➢ Lesão de grandes vasos (aorta, artéria pulmonar)

Mecanismos de lesão Os principais são os seguintes

Trauma direto – neste mecanismo, a caixa torácica é golpeada por um objeto em movimento ou ela vai de encontro a uma estrutura fixa. Nesse caso, a parede torácica absorve o impacto e o transmite à víscera. Além disso, nesse tipo de trauma é freqüente que o

Relacionados

  • Enfermagem
    16894 palavras | 68 páginas
  • Cap 1
    25077 palavras | 101 páginas