TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA: FACES DO PERÍODO DE 1960 A 1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DO DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL.

3395 palavras 14 páginas
1 INTRODUÇÃO
A constituição do Serviço Social na sociedade brasileira está vinculada à emergência de um novo tipo de sociedade, denominada moderna, ou seja, a sociedade capitalista que inaugura e legitima uma modalidade de conhecimento "erudito" - o conhecimento científico, que forja condições específicas para formação de profissionais atribuindo-lhes autoridade para explicar e apreender os fenômenos sociais.
É nesse contexto que emerge o Serviço Social enquanto profissão legitimada na sociedade, para intervir nas sequelas da "questão social", que fundamentalmente se vincula ao conflito entre o Capital e o Trabalho, decorrente das expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo o seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado.
Nesse sentido, a identidade do Serviço Social enquanto profissão foi cunhada pela apropriação de um saber específico, tornando-se uma prática institucionalizada, socialmente legitimada, legalmente sancionada e claramente vinculada à "questão social".
Desta forma, podemos relacionar o surgimento do Serviço Social com as sequelas próprias da ordem burguesa, em especial, àquelas concernentes ao binômio industrialização/urbanização, tal como se revela a partir do século XIX, com o desenvolvimento do capitalismo.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CARACTERÍSTICAS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980.
Uma análise sucinta da evolução da economia brasileira nas três últimas décadas permite as considerações apresentadas a seguir. Nos anos 60 o crescimento econômico foi moderado, com o PIB per capita aumentando ao redor de 36%. Entretanto, os ganhos potenciais desse crescimento, em termos do bem-estar da população, não se concretizaram em virtude do intenso processo de concentração de renda verificado no período. A década de 70 foi marcada por uma grande redução de pobreza,

Relacionados