trajetoria histórica do serviço social

Páginas: 23 (5578 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2013
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DO SEU PROJETO ÉTICO-POLÍTICO
Raquel Santos SANT'ANA*
• RESUMO: Este artigo faz uma reflexão sobre os desafios postos ao serviço social na efetivação de seu projeto ético-político, no atual contexto. As contradições postas por esta realidade social vão ter uma rebatimento direto nas profissões. Para entender o serviço social, hoje,procura-se fazer uma breve retrospectiva histórica destacando elementos do contexto social e, também, as reservas teóricas metodológicas acumuladas pela profissão na construção de seu projeto ético-político.
• PALAVRAS CHAVE: serviço social, trajetória histórica e projeto ético-político do serviço social.

Este artigo faz uma reflexão sobre o serviço social como profissão inserida na divisãosócio técnica do trabalho e que traz, portanto, no bojo de sua ação cotidiana os rebatimentos dos diversos momentos históricos. A nossa reflexão sobre os desafios postos ao serviço social neste fim de século é realizada a partir de uma breve retomada de sua trajetória e do reconhecimento da estrutura sincrética que é um elemento que marca profundamente a profissão. Esta estrutura sincrética, comoafirma Netto (1996) decorre de três elementos fundamentais: o contexto, o tipo de demanda posta ao serviço social e à sua dimensão eminentemente interventiva. As respostas que a profissão pode dar a estas questões evidentemente ultrapassam o âmbito específico do serviço social, porém o enfrentamento dos desafios passa, também, pelo acúmulo teórico-metológico atingido pela categoria profissional; daí aimportância da discussão sobre o projeto ético-político do serviço social e o empenho na superação do hiato, hoje, existente entre a vanguarda profissional e a base da categoria. É preciso reconhecer que as profissões são campos de luta e muito ainda há para ser percorrido pelo serviço social.
O Serviço Social no Brasil e as marcas de sua trajetória histórica
No movimento da história, ocapitalismo se institui como modelo societário e cria relações sociais, políticas, econômicas e
* Departamento de Serviço Social - UNESP - Franca.
Serviço Social & Realidade, Franca, 8(1): 73-88, 1999 73
culturais marcadas por sua lógica que, hoje, possui hegemonia em nível planetário.
A mercantilização da vida se plasma no mundo da mercadoria. As desigualdades sociais e o empobrecimentorelativo (ou absoluto) da classe trabalhadora assumem uma aparência cada vez mais naturalizada. A complexidade das relações sociais, o avanço tecnológico, o embate entre as classes sociais e seus diversos segmentos vão estabelecendo mudanças acirradas no Estado e em suas formas de manter o controle social. No mundo do trabalho, diferentes formas de produzir e administrar alteram toda a dinâmica doprocesso produtivo.
As profissões se modificam de acordo com a divisão social do trabalho, o avanço tecnológico, o embate entre as classes. Algumas se subalternizam ou desaparecem, outras se desenvolvem e ganham destaque. Essas mudanças reproduzem a tensão característica das relações capitalistas, em sua lógica implacável pelo lucro. As profissões, no entanto, são exercidas por homens e mulheres que,ao se constituírem como sujeitos sociais interferem no processo remodelando-o, fazendo adaptações, resistindo e criando alternativas.
O Serviço Social é uma dentre tantas outras profissões criadas pelo capitalismo para satisfazer suas necessidades. Inserido na divisão sócio-técnica do trabalho, o assistente social é um profissional requisitado pelo capital para manter o controle político eideológico das classes trabalhadoras.
Uma das peculiaridades da profissão é a sua origem ligada às práticas de assistência e caridade realizadas por entidades religiosas ou filantrópicas.1 Na realidade, a caridade e a filantropia sempre estiveram presentes nas relações entre os homens, mas assumem diferenciadas formas de ser e aparecer nos vários períodos históricos. É a partir da sociedade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trajetoria historica do serviço social
  • Relações sociais e questão social na trajetória histórica do serviço social brasileiro.
  • TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO BRASIL E DO SERVIÇO SOCIAL NO PERÍODO DE 1960 A 1980
  • Trajetória do serviço social no brasil reconstrução histórica do serviço social e suas relações com as classes...
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • Trajetória do serviço social
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • A Trajetória do Serviço Social no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!