Trajetoria do serviço social

Páginas: 6 (1369 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2011
Introdução

.A história do Serviço Social apesar de estar ligada a fatos históricos não deve ser entendida somente como uma questão cronológica, mas como uma realidade de processos econômicos, das classes e das próprias ciências sociais. Se por um lado o Serviço social nasce para atender os interesses da classe dominante, por outro, ele atua como medianeiro entre elas.
A Igreja se posiciona demaneira confortável, instituindo escolas de Serviço Social, de onde continuaria ditando as regras, mas sem, no entanto estabelecer um enfrentamento direto ao novo regime.
O intuito de expandir o monopólio capitalista originou a adoção norte americana aos países latinos, trazendo ao Serviço Social influências dos métodos utilizados. Métodos esses que progressivamente precisam ser mudados conformeo direcionamento que toma a sociedade. A reconstrução histórica do serviço social e as suas relações com a classe sociais referem-se a analise da trajetória que o serviço social desenvolve historicamente como profissão no Brasil.
E esse processo ocorreu de forma lenta e buscaremos explicar as sentidos das ações que marcaram esse processo e que posturas e posições foram tomadas dentro dessecom texto. Para fazer uma ponte entre os fatos ocorridos durante essa trajetória podemos citar que a igreja católica enquanto instituição social assumiu um papel ativo na chamada “questão social”, tendo atribuições significativas em suas atuações.

Desenvolvimento

Foi no desenvolvimento das grandes centros urbanos relacionado a intensificação do processo industrial que surge a então políticadas classes sociais que vão lutar pelos interesses do operariado.pois o numero de operários cresciam e isso ameaçava a classe burguesa ,e a “questão social”se transforma em contradições sociais. Depois disso, o estado de São Paulo tornou-se foco da atenção dos imigrantes, alterando os parâmetros da política imigratória. Nesse novo modelo político impulsionado pelas transformações sócio-econômicasem ocorrência em determinados países europeus, não era possível que o imigrante se tornasse pequeno proprietário agrícola como ocorrido anteriormente na região Sul.
A metade do século XIX no contexto sócio-econômico do Brasil é marcada por transformações radicais. A produção cafeeira que era mantida pela mão de obra escrava e sustentava a sociedade capitalista entrava em detrimento em função daabolição da escravatura. Em solução a este “golpe” os produtores cafeeiros tiveram de recorrer ao Estado para que se construísse uma política de incentivo à imigração. A partir desses fatos, a imigração passou a fazer parte da produção cafeeira no país. O estado de São Paulo por sediar o núcleo dos cafezais do país passou a receber imigrantes de todas as partes do mundo, operários com experiênciasindical favoreceu a propagação das idéias e pratica do movimento operário.
Esse movimento liga uma união dos operários com a igreja católica vai enfrentar a burguesia e aristocracia agrárias da época.

A partir daí nasce a primeira escola de serviço social no Brasil, mais exatamente em são Paulo em 1936,as vésperas da ditadura que implanta o estado novo ,a parti disso os operários alcançasníveis insustentáveis insustentáveis .foram estes grupos ligados á hierarquia da igreja organizados no apostolado social do movimento leigo que darão origem ás escolas de serviços social.surge então o serviço social como um departamento especializado de ação social ,que apesar de não ter sido criado pelo estado ,pode –se observar os estreitamentos de relacionamento entre igreja e estado.que emnome da ordem e da harmonia entre as classes,surge um serviço social voltado pra prevenção a pobreza .mas a característica desse serviços social vai se desenvolvendo de forma de forma contraditória ,pois ele passa a atender aos interesse da classe dominante,isso tudo em nome da ordem e da harmonia entre as classes.
Essa contradição que acompanha a profissão desde as suas origens trará...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trajetória do serviço social
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • A Trajetória do Serviço Social no Brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • Trajetória do serviço social no brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • Trajetoria do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!