trajetoria do serviço social

Páginas: 17 (4068 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL
5º SEMESTRE – CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 2013/1
TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

, Maria do Socorro Lopes, Maria de Lourdes Pereira Amorim
Iris Alves

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS
DE PROTEÇÃO AO IDOSO







Trabalho apresentado à UNOPAR – Universidade Norte   do Paraná, no 5° Semestre para a disciplinade Atividade   interdisciplinar em grupo.

Prof. Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Valquiria Apª. Dias Caprioli, Maria Angela Santini, Rodrigo M. Trigueiro, Jossan Batistute.


Barbalha - Ce
07/06/2013


, Maria do Socorro Lopes, Maria de Lourdes Pereira Amorim
Iris Alves

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS
DE PROTEÇÃO OA IDOSO







Trabalho apresentadoà UNOPAR – Universidade Norte   do Paraná, no 5° Semestre para a disciplina de Atividade   interdisciplinar em grupo.

Prof. Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Valquiria Apª. Dias Caprioli, Maria Angela Santini, Rodrigo M. Trigueiro, Jossan Batistute.








Barbalha - ce
2012/06/15



Sumário



Introdução----------------------------------------------------------------------------------- 04
Desenvolvimento ------------------------------------------------------------------------05 á 11
Conclusão ------------ ----------------------------------------------------------------------- 12
Bibliografia -------------------------------------------------------------------------------- 13
Anexo-------------------------------------------------------------------------------------14 à 15















INTRODUÇÃO

          Para alcançarmos objetivo proposto no trabalho,percorremos em síntese,o seguinte caminho: O processo de construção das politicas de proteção ao idoso, os direité analos humanos das pessoas idosas, identificar desafios e avanços da população idosa. A fim de fornecer instrumentos práticos para auxiliar na formulaçãode Políticas para a população idosa, Inicialmente, abordaremos o surgimento dos direitos humanos e como este se direciona a população idosa. Essa faixa etária da população, assim como todas as outras, tem o direito de viver com dignidade, é papel de toda sociedade garantir seus direitos sociais. Em seguida, abordaremos o processo histórico em que surgem os direitos destinados, à pessoa idosa, noque diz respeito à Política Nacional do Idoso e ao Estatuto do Idoso.
          A Constituição Federal de 1988, a Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso e a Política de Assistência Social, compõem a nova institucionalidade de proteção ao idoso no Brasil, todos estes conjuntos de leis, políticas e regulamentações, fortalecem a melhoria das condições de vida e de cidadania para esta parte dapopulação que necessita de atenção constante e reconhecimento aos seus direitos.
          Diante da Constituição de 1988, a sociedade passou a ter uma participação na garantia e na elaboração de leis que visam atender as demandas de toda população. Por isso, em relação à proteção aos idosos, foi elaborada a lei nº 8842/94 que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso – PNI, a qual reconhece oidoso como um sujeito de direitos e estabelece os princípios e diretrizes para garantir os direitos sociais e promover sua autonomia e integração dentro da sociedade. O Estatuto do Idoso, criado em 21 de agosto de 2003, confirma os direitos determinados pela PNI, acrescenta novos preceitos e cria mecanismos, para impedir a discriminação contra os idosos.
          Por fim, relataremos as atividadesrealizadas pela Politicas de Proteção ao Idoso como seus avanços e possibilidades para os idosos no Brasil e a atuação do Serviço Social nesta área.

    







Desenvolvimento


        A Constituição Federal de 1988 não se limitou apenas a apresentar disposições nas quais pudessem ser incluídos os idosos. Mas, ao se observar o Artigo 229 que, estabelece aos filhos maiores o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trajetória do serviço social
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • A Trajetória do Serviço Social no Brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • Trajetória do serviço social no brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • Trajetoria do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!