Trajetória histórica do enfermeiro no centro cirúrgico

Páginas: 4 (852 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
O ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO
Nos dias atuais a dinâmica e organização do processo funcional na unidade do centro cirúrgico passa sempre pela supervisão do enfermeiro. Com isso, este profissionaldeve estar sempre se capacitando, pois o mesmo para ser um bom gerente e administrador tem que conhecer a fundo o funcionamento diário do centro cirúrgico e estar embasado para colocar em prática oque de melhor e adequado for aos profissionais da unidade do centro cirúrgico e assim trazer benefícios a equipe e ao cliente.
O profissional enfermeiro que supervisionar e coordenar esta unidade docentro cirúrgico deve estar em alerta a todas as novidades que diz respeito ao conhecimento de novas tecnologias, funcionamento de equipamentos, prevenção e controle de infecção hospitalar, domíniosobre todo me qualquer tipos de cirurgia, administração de recursos humanos e materiais. Também é de estrema importância o enfermeiro conhecer os riscos ocupacionais existentes que podem esta nesteambiente trabalho.
Riscos ocupacionais são condições e situações existentes no ambiente de trabalho que podem ocasionar dano, doenças e agravos à saúde do profissional. Esses riscos são classificados em5 grupos e temos que ter ciência a respeito deles onde a NR 5 que entrou em vigor em 24 de maio de 1999 estabelece as regras de funcionamento já que no centro cirúrgico praticamente tem todos osriscos ocupacionais presentes em seu ambiente.
O enfermeiro ao planejar normas e rotinas de trabalho deverá ter todos esses conhecimentos evitando que os trabalhadores da equipe de saúde, eexcepcionalmente em particular os de enfermagem, estejam expostos a riscos no seu âmbito de trabalho.
O centro cirúrgico é uma unidade isolada, diferenciado e localizado dentro do hospital composta por váriasáreas interligadas entre si, a fim de proporcionar ótimas condições para a realização do ato cirúrgico e voltado para cirurgias de baixa, média e alta complexidade. No entanto, independente do grau...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A trajetória histórica do trabalho do enfermeiro de centro cirúrgico: assistencial ou burocrático?
  • Gerenciamento do Enfermeiro em Centro Cirúrgico
  • O trabalho do enfermeiro em centro cirurgico
  • HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO EM CENTRO CIRÚRGICO
  • Dificuldades enfrentadas por enfermeiros em um centro cirúrgico
  • O papel do enfermeiro na unidade do centro cirurgico
  • O exercício profissional do enfermeiro frente ao centro cirúrgico.
  • Centro cirurgico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!