Trajetória histórica brasileira: Faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do serviço social.

Páginas: 3 (670 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
A DIVISÃO DO TRABALHO: UMA ÁNALISE COMPARATIVA DAS
TEORIAS DE KARL MARX E EMILE DURKHEIM

Profª. Érica de Cássia Oliveira Caetano

1-Emile DurKheim: ADivisão Social do Trabalho
A divisão do trabalho é uma ciência a se estudada pela Sociologia, vários teóricos desenvolveram diferentes métodos a ser analisados como objetos de estudos.A sim tentandoesclarecer as diversas modificações estruturais no desenvolvimento da Sociedade moderna.
A sociedade e definida por um conjunto de organismo vivo que dão origem a coletividade onde cada uma exercesua função em seu meio.
A divisão Social do trabalho para Emile Durkheim é desenvolvida por vários surgimentos que dão origem a uma sociedade solidaria, e igualitaria. Para Durkheim a solidariedade ejuntamente para a integração dos indivíduos de forma geral na sociedade: Por possuir um caráter moral, e tem grande relevância para divisão Social do trabalho possível harmonia a integração e a coesãona sociedade moderna.


2-KARL MARX: A DIVISÃO DO TRABALHO

A divisão social do trabalho

O texto trata inicialmente sobre o que é salário, trata dos diferentes valores que recebem cadaoperário por hora que trabalham ou pelo tipo de trabalho que empregam, recebem mais ou menos salário por isso.
A divisão social do trabalho alia-se uma tendência para apropriação em uma primeira fase deinstrumento de trabalho, e posteriormente dos restantes meios de produção determinam-se relações sócias entre os indivíduos. Ao uso e posses dos instrumentos dos materiais e ate dos bens produzidos.
Aformação de grupos de pessoas com diferentes posições no processo produtivos é assegurada por forma de propriedades que acaba por conduzir a divisão da sociedade em classe sociais e por permitir a umaparte da sociedade explorar a outra. Manifestam-se as primeiras contradições entre os interesses individuais de grupo ou família, ou interesse comunitário dos indivíduos que matem um intercambio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!