Trajetória do serviço social no brasil reconstrução histórica do serviço social e suas relações com as classes sociais

Páginas: 6 (1371 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

diucéia rosa ribeiro moreira

trajetória do serviço social no brasil
reconstrução histórica do serviço social e suas relações com as classes sociais

Campo novo do parecis
2011

diucéia rosa ribeiro moreira

trajetória do serviço social no brasil
reconstrução histórica do serviço social e suas relações com as classessociais

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II

Prof. Adarly

Campo novo do parecis
2011

Raichelis, Raquel. Legitimidade Popular e Poder Público. São Paulo. Cortez. 1988.

RAQUEL RAICHELIS DEGENSZAJN possui graduação em Serviço Social pela PontifíciaUniversidade Católica de São Paulo- PUCSP (1971), mestrado em Serviço Social pela PUCSP (1986) e doutorado em Serviço Social pela PUCSP (1997). É professor assistente-doutor do Departamento de Fundamentos do Serviço Social da Faculdade de Ciências Sociais da PUCSP, professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUCSP, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Trabalho eProfissão e pesquisadora da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais da PUCSP (ex-IEE), nas áreas de gestão pública e políticas sociais/ política de assistência social. Atual coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUCSP (2009-2011).
A autora faz uma análise do Serviço Social como profissão no Brasil através da trajetória histórica nos marcosdo autoritarismo imposto á sociedade a partir de 1964, para isso analisa em que contexto surge dentro do meio profissional postura que se divergem com o pensamento colocado como “oficial”.
As contradições e antagonismos existentes na pratica com as classes sociais, a autora coloca que é condicionado na estrutura da sociedade a qual se desenvolve dentro de movimento tenso e conflitual de cadaperíodo histórico.
Dentro dessa trajetória a mobilização do movimento leigo pela Igreja Católica na década de 20, deixa de ser somente assistência social, passa então a intervir como instituição social e se organiza para o enfrentamento da questão social, isso se dá na década de 30 intervindo politicamente nesse processo.
Dentro desse contexto capitalista o reconhecimento da classe operária peloEstado se dá em função dos protestos e reivindicações e também com o aumento dos operários e o crescimento da solidariedade de classe. Nesta perspectiva a “questão social” passa a ser o centro das contradições sociais.
Raichelis faz uma análise que nesse contexto de regulamentação do mercado de trabalho e do controle externo da força de trabalho proletária se dá a subordinação e enquadramento daclasse operária impedindo assim a autonomia do trabalhador. Dentro desse processo pode se dizer que nasce o serviço Social vinculado a partir de grupos sociais maciçamente femininos ligados á Igreja Católica encontrados na burguesia e aristocracia agrárias da época.
O Serviço Social surge como um dos mecanismos utilizados pelas classes dominantes como meio de exercício de poder na sociedade,modificando-se em função das características diferenciadas da luta de classes e das consequências do capitalismo. Serviço Social no Brasil está intimamente vinculado a iniciativas da Igreja especialmente de sua parcela feminina, predominantemente vinculada aos abastados setores da sociedade. Sua ideologia é justificada na doutrina social da Igreja configurando-se com um caráter missionário à atividadeprofissional. Dentro da perspectiva profissional de apostolado social a vocação de servir é concebida como uma escolha, oriunda de um chamado, justificado por motivações de ordens éticas, religiosas ou políticas, só podendo aderir indivíduos dotados de certas aptidões particulares e dispostos a engajar toda a sua vida em um projeto que, antes de ser um trabalho, é uma missão. Dessa imagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reconstrução histórica do serviço social e suas relações com as classes sociais
  • Trajetoria do serviço social no brasil: reconstrução histórica do serviço social e suas relações com as classes...
  • Reconstrução histórica do serviço social e suas relaçoes com as classes sociais
  • Resenha critica reconstrução historica do serviço social e suas relações com as classes sociais
  • trajetoria histórica do serviço social
  • trajetoria historica do serviço social
  • Relações sociais e questão social na trajetória histórica do serviço social brasileiro.
  • A trajetória do serviço social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!