trajetória do movimento ambientalista

Páginas: 9 (2247 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2014
Trajetória do Movimento Ambientalista

A preocupação com a degradação ambiental é muito antiga. Antes de a problemática socioambiental configurar-se como uma crise global houve várias alertas a esse respeito ao longo da história. Platão e Plínio já alertavam para problemas do uso do solo na antiguidade; no século XVII Colbert promulgou o decreto de águas e florestas na França; no século XIXuma séria de publicações alertaram para o agravamento da degradação ambiental. Salienta-se, nesta época os trabalhos do alemão Humboldt, do francês Elisée Reclus, do estadunidense George Perkins, e do brasileiro José Bonifácio.
Os primórdios do ambientalismo:
As raízes do movimento voltado para questões ambientais podem ser identificadas no século XIX, na Europa e nos EUA. É derivado docrescimento do interesse pela história natural, do Romantismo e da industrialização e urbanização crescente. O primeiro grupo ambientalista privado do mundo foi criado em 1865 e promovia campanhas pela preservação de espaços de lazer. Porém, de acordo com Pádua, a preocupação ambiental mais profunda e consistente, de cunho político, nasceu nas áreas coloniais, como Caribe, Índia, África do Sul, Austrália eAmérica Latina. O Brasil foi importante foco dessa correntes ambientalista, onde a preocupação com os efeitos da degradação ambiental desenvolveu-se entre os críticos do modelo de exploração colonial, num perspectiva de rompimentos com o sistema político vigente.
O ambientalismo na virada do século XIX
Nos EUA o movimento ambientalista nasce bipartido, entre preservacionistas econservacionistas. No Brasil, em 1896 foi criado o primeiro parque brasileiro – Parque estadual da cidade de São Paulo – onde se localiza hoje o Parque da Luz. Neste período destaca-se a atuação do jurista carioca Alberto Torres que abordava, numa perspectiva política, a problemática envolvida na destruição da natureza. Na década de 1930 foi criada a Sociedade Amigos de Alberto Torres que pregava o uso racionaldos recursos naturais. O primeiro Código de Águas e Minas e o Código Florestal foram influenciados por políticas públicas norte americanas. Warrem Pear, historiador norte-americano, afirma que em 1934 ocorreu no Brasil uma revolução em termos de gestão ambiental, que foi, posteriormente, desarticulado pela ditadura do Estado Novo.
O ambientalismo no Pós-Guerra
Neste período importantes tratados deecologia passaram a abordar temas relativos da atividade humana sobre o ambiente, e váas pesquisa e publicação cientifica contribuíram nos conhecimentos a temática socioambiental.
Também neste período ocorre em alguns países industrializados uma crescente insatisfação pública com as desigualdades sociais e com o funcionamentos do sistema capitalista. Ao longo das décadas 50 e 60 várias questõessociais e políticas criaram um intensivo ativismo político que veio a influenciar o movimento ambientalista mais amplo.
Nos EUA, por exemplo, as primeiras de tais questões no pós-guerra diziam respeito a pobreza, ao racismo e a desigualdade de direitos de direitos civis.
A explosão do movimento ambientalista
Para McCormick os fatores que desempenharam papel decisivo na formação do movimentoambientalista na década de 1960 foram:
Influencia do pós-guerra e dos testes atômicos.
Desastres ambientais.
Primavera Silenciosa de Rachel Carson.
Avanços no conhecimento científico
Novas visões de mundo e valores das sociedades tradicionais por meio de trabalhos antropológicos.
Influencia de outros movimentos sociais.
Os Testes Atômicos
Na visão de McCormick, a primeira questão ambientalverdadeiramente global do pós-guerra foi o perigo de precipitação nuclear, provocado pelos testes nucleares. Os testes tornaram-se alvos de maior apreensão publica em março de 1954, em virtude do teste da bomba de hidrogênio norte-americana realizado no Atol de Bikini, no Oceano pacifico. Entre os anos de 1945 e 1962 um total de 423 detonações nucleares foram realizadas, com distribuição entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trajetória do movimento ambientalista
  • MOVIMENTO AMBIENTALISTA
  • Movimento Ambientalista
  • Movimento Ambientalista
  • Movimentos Ambientalistas
  • movimento ambientalista
  • Movimentos Ambientalistas
  • Movimento ambientalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!