Trajetória do movimento ambientalista

Páginas: 8 (1803 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
TRAJETÓRIA DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA



A preocupação com a degradação humana e ambiental vem de muito antes da problemática socioambiental configurar-se como uma crise global.
Platão já denunciava problemas de erosão dos solos e desmatamento nas colinas da Ática. No primeiro século da Era Cristã, Columela e Plínio indicavam em seus escritos que a inadequação da ação do homemameaçava produzir quebras de safra e erosão do solo.
No século XIX, uma série de publicações evidenciou o agravamento e a generalização da degradação socioambiental pelo mundo, em virtude da ação humana.
Na segunda metade do século XIX os efeitos do crescimento desordenado em cidades de vários países, denunciavam a falta de medidas preventivas e políticas públicas de saneamento ambiental, aexploração colonial, a dominação das elites, os impactos sobre as comunidades tradicionais, entre outros temas.
As descrições publicadas em 1864, relacionavam problemas ambientais como inundações de alguma cidades européias, erosão de solo, rebaixamento de lençol freático e alterações climáticas nos países mediterrâneos, causadas pela derrubada das coníferas naturais nas montanhas alpinas do sulda Europa.
Em 1883, foi realizado um diagnóstico desalentador da situação ambiental brasileira, falando do esgotamento da fertilidade dos solos, da decadência das antigas monoculturas no Nordeste, do aumento do flagelo da seca e da ganância da indústria extrativista.
Apesar das denúncias sobre a degradação humana e ambiental serem feitas desde a Antiguidade, foi apenas no século XIX queessas manifestações começaram a configurar-se como um movimento.
O crescimento do interesse pela história natural, as descrições de ambientes paradisíacos feitas pelos viajantes naturalistas, a industrialização e urbanização crescentes em nome do progresso, trazendo a degradação humana e ambiental, a caça de animais como lazer e o desenvolvimento de pesquisas cientificas criaram um substratofértil para os surgimento de iniciativas voltadas à proteção ambiental.
A preocupação ambientalista mais profunda e consistente, de cunho político, não nasceu originalmente na Europa e nos Estados Unidos, mas nas periferias, nas áreas coloniais, onde estavam sendo implantadas práticas de exploração colonial maciça e predatória; o Brasil foi um dos principais focos dessa vertenteambientalista.
No Brasil, a preocupação com os efeitos da degradação ambiental desenvolveu-se principalmente entre os críticos do modelo de exploração colonial, entre aqueles que tinham uma preocupação política, numa perspectiva de rompimento com o sistema vigente.
No ano de 1934 ocorreu no Brasil uma verdadeira revolução em termos de gestão ambiental, pois foram feitas diversas propostas quanto àgestão dos recursos naturais existentes no pais, com a instalação da ditadura do Estado Novo houve uma desmobilização generalizada, inclusive no que se refere à proteção ambiental.
Importantes tratados de ecologia passaram a abordar, sistematicamente, temas relativos às conseqüências das atividades humanas sobre o ambiente, e várias pesquisas e publicações científicas contribuíramprogressivamente para os avanços nos conhecimentos referentes à temática socioambiental.
Alguns fatores desempenharam um papel decisivo para a formação de um amplo movimento ambientalista na década de 1960: a tomada de consciência a respeito dos efeitos da afluência no pós-guerra e das conseqüências dos testes atômicos; a ampla divulgação de uma série de desastres ambientais e as denúncias decontaminação ambiental.
Os avanços no conhecimento cientifico no tocante à temática ambiental, a publicação de estudos antropológicos a respeito dos valores e do estilo de vida dos povos tradicionais e a influência de outros movimentos sociais.
Em 1948, uma inversão térmica, que durou cinco dias, provocou a morte de vinte pessoas e deixou parte da população doente por causa de um nevoeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trajetória do movimento ambientalista
  • MOVIMENTO AMBIENTALISTA
  • Movimento Ambientalista
  • Movimento Ambientalista
  • Movimentos Ambientalistas
  • movimento ambientalista
  • Movimentos Ambientalistas
  • Movimento ambientalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!