TRAGÉDIA DOS COMUNS T1G1

4480 palavras 18 páginas
TRAGÉGIA DOS COMUNS

O termo Tragedy of the Commons (commons no sentido de “público”) foi criado pelo ecologista e teórico dos jogos Garrett Hardin, publicado em seu artigo na revista científica Science, em 1968, onde ele diz que os problemas que caem nessa categoria não têm soluções técnicas, eles exigem mudanças em atitudes e comportamentos humanos.

1. Definição
A tragédia dos comuns (ou Tragédia dos bens comuns) é um modelo que engloba o conflito entre interesses individuais e o livre acesso e a demanda irrestrita de um recurso finito termina por condenar estruturalmente o recurso através da superexploração. É uma versão coletiva de um problema básico da chamada teoria dos jogos: o dilema dos prisioneiros. A história é assim. Dois criminosos são presos por um delito leve, como roubar uma carteira. Mas a polícia desconfia que também estejam envolvidos em um assassinato. Eles são colocados em celas separadas. Cada um recebe a oferta de uma pena reduzida se denunciar o companheiro. O melhor para os dois é ficar quieto. Mas como não sabem nem têm controle sobre o que o outro vai fazer, acabam se traindo. O resultado é o pior possível, uma pena alta para ambos.

2. Funcionamento
A Tragédia dos bens comuns ocorre porque os benefícios da exploração aumentam para indivíduos ou grupos, cada um dos quais é motivado a maximizar o uso dos recursos até o ponto no qual se tornam dependentes dele, enquanto os custos da exploração são distribuídos entre todos aqueles para os quais o recurso está disponível (que podem constituir uma classe maior de indivíduos do que aquela que o está explorando). Isto, por sua vez, faz com que a demanda pelo recurso aumente, o que transforma o problema numa bola de neve que só pára de crescer quando o recurso é exaurido.

3. Comuns históricos
O ensaio de Hardin apresenta uma pastagem hipotética como analogia para "comuns" em geral. Nesta analogia, pastores que usam a pastagem o fazem numa base individualista, sem administração pela comunidade

Relacionados