tragsg

Páginas: 8 (1964 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
bacharelado em administração

enio paulinho wachholz















Fusão casas bahia e pão de açúcar
















Camaquã
2013



enio paulinho wachholz

















fusão casas bahia e pão de açúcar








Trabalho apresentado ao Curso de bacharel em administração da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Micro e Macroeconomia, Terias da Administração II, Comportamento Organizacional, Metodologia Cientifica e estatistica.

Prof. Rodrigo de Menezes Trigueiro, Monica Maria Silva, Regina Macassise e Ivan Ferreira De Campos.








Camaquã
2013



1º desafio-parte 1
Polonês, Samuel Klein, criador da maior rede do varejo do país éprotagonista de uma história cheia de luta e sobrevivência. Sua infância foi humilde e marcada pelos horrores do nazismo. Na segunda guerra mundial passou por humilhações nos campos de concentração, extermínio e foi separado da família, dos 3,5 milhões de judeus que habitavam a Polônia, somente 100 mil escaparam vivos, e Samuel Klein foi um deles. Cansado de conviver com a guerra e terror em 1951veio para América do Sul.
Chegando ao Brasil estabeleceu-se na grande São Paulo ( São Caetano do Sul), com experiência e vontade de vencer na vida, comprou uma charrete e formou sua primeira rede de clientes vendendo de porta em porta, roupas de cama, mesa e banho.
Sua esposa Ana cuidava da contabilidade do negócio. Klein facilitava as vendas aos clientes vendendo a prestações tudo no crediário.Já naquela época cada cliente tinha um cartão com nome, endereço, o que comprou e em quantas vezes iria pagar.
No inicio tudo foi difícil e depois de 5 anos Samuel Klein comprou sua primeira loja á qual chamou de “Casas Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos, seus principais clientes, nesta época começou a trabalhar com móveis, colchões e outros itens para o lar.
Era o inicio de umimpério que foi conquistando cada vez mais clientes e mercados. As lojas seguintes foram abertas no ABC paulista. No ano de 1970 adquiriu o controle acionário de uma financeira á Intervest á fim de financiar os fregueses das lojas e dar impulso a abertura de novas filiais.
Os filhos Michael e Saul começaram a trabalhar na loja na década de 80, período em que foi inaugurada a centésima loja.
Sempre afrente dos negócios Samuel comandou a expansão em ritmo acelerado atingindo com lojas a maioria dos estados brasileiros e no ano de 2004 chegou ao Rio Grande do Sul, chegando a 14 milhões de clientes e mais de 400 lojas.
Em seu modelo de gestão não segue tendências e modismos, ao contrário, segue a cartilha de seu fundador. A maior sabedoria de Samuel foi enxergar as necessidades do mercado,passar adiante seus ensinamentos para os membros da família Klein e todos os envolvidos na gestão da empresa, nas Casas Bahia o slogan “dedicação total a você” se aplica aos dois lados da moeda, os clientes e colaboradores, considerado como um “pai” pelos seus colaboradores á quem chama de “filhos” Samuel é um exemplo á ser seguido. Outro lema da rede é dar oportunidades de crescimento para quemrealmente tem vontade de crescer profissionalmente.
Este tipo de gestão caracteriza-se como teoria das relações humanas onde a motivação e a intervenção dos proprietários ocorre diretamente com vendedores e clientes.


1º DESAFIO-PARTE 2

O grupo Pão de Açúcar e as Casas Bahia fecharam negociação e serão uma única empresa, o veículo utilizado pelo grupo Pão de Açúcar para fechar o negócio foi a“Globex”, controladora do Ponto Frio, recentemente adquirida pelo Pão de Açúcar. A nova empresa resultado da fusão,terá um faturamento de R$ 40 bilhões, com base no faturamento de Casas Bahia e Pão de Açúcar em 2008.
Os dois grupos firmaram um acordo de associação que visa a integração de negócios no setor de varejo de bens duráveis. Essa associação é para unir as operações de Ponto Frio(Globex)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!