Trageória de bin laden

760 palavras 4 páginas
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede Al Qaeda e terrorista mais procurado do mundo.
O anúncio encerra uma caçada que começou em 11 de setembro de 2001, quando um grupo liderado por Bin Laden sequestrou quatro aviões em território americano.
Dois deles foram jogados contra as Torres Gêmeas, na época os edifícios mais altos da maior cidade americana. Um terceiro, atingiu a prédio do Pentágono, em Washington, a sede do comando militar americano.
Um quarto avião caiu no Estado da Pensilvânia, depois de passageiros terem lutado contra os terroristas para retomar o controle da aeronave. Ao todo, quase 3.000 pessoas morreram.
Veja abaixo os principais fatos que marcaram a vida de Bin Laden.
1957 - Osama bin Laden nasce na Arábia Saudita, em 10 de março. É o 17º filho do bilionário iemenita Mohammed Awad bin Laden, dono da construtora saudita Saudi bin Laden Group. A mãe, Hamida al Attas, é uma das mais de 20 mulheres de seu pai.
1967 - O pai de Osama morre em um acidente de helicóptero no dia 3 de setembro, quando ele tinha apenas dez anos.
1979 - Bin Laden vai ao Afeganistão ajudar os "mujahedeen" (ou "guerreiros santos") na resistência contra a invasão soviética. Ele se torna responsável por recrutar e organizar uma rede de combatentes estrangeiros para ajudar no conflito (1979-1989). Essa organização é o embrião da Al Qaeda.
1989 - Depois que os soviéticos saíram do Afeganistão, Bin Laden volta a trabalhar na construtora da família e ajuda a levantar fundos para os veteranos daquela guerra.
1990 - Bin Laden oferece proteção à Arábia Saudita após a invasão do Kuwait pelo Iraque de Saddam Hussein, em 8 de agosto. Os sauditas preferem a ajuda dos EUA, e Bin Laden começa a divulgar textos críticos àquele governo.
1991 - Bin Laden é expulso da Arábia Saudita por suas atividades contrárias ao governo e se refugia no Sudão.
1993 - Uma bomba explode em 26 de fevereiro no World Trade

Relacionados