Tragetória da assitencia e o surgimento do serviço social

1163 palavras 5 páginas
No período do pós-guerra a Igreja Católica tratava o assunto “assistência social” como caridade, posicionamento distante da verdadeira prática assistencial. Essa relação foi extensa e com diversos desdobramentos, os quais serão abordados no decorrer do estudo.
Há referências à pratica de assistência com essa conotação nos mais diferentes pontos do mundo, a assistência era tarefa reservada as confrarias (objeto usado para facilitar a marcha das caravanas no deserto). Muitos anos mais tarde as confrarias se estenderam para as cidades buscando apoiar a caminhada daqueles que sofriam problemas sociais, nesta fase ajudava-se suprir as necessidades básicas, minimizando o sofrimento.
Houve então uma reflexão sob a melhor forma de realizar esta assistência, envolvendo filósofos gregos e latinos. O posicionamento destes apontava que a assistência não podia ser apenas caridade eventual. Com o Cristianismo chegava a conclusão que deveriam ser ajuda material e da vida espiritual, ficando essa missão para os apóstolos sempre direcionados as classes mais humildes.
Com a organização da Igreja Católica, a tarefa estava nas mãos dos diáconos que logo se estendia as confrarias que ampliavam o entendimento para inquérito social e as necessidades daqueles que precisavam de ajuda. Ao longo dos tempos, inúmeros foram os caminhos trilhados pela assistência, porém todos com um sinal indicativo de sua prática ”a caridade para os pobres”.
É indispensável que se revele que a caridade era usada para controlar a pobreza e ratificar a sujeição daqueles que não possuíam poder e bens, buscava-se perpetuar a servidão e a submissão.
A história encaminhava com a Igreja Católica aliando-se a burguesia, porém, proclamava a caridade aos pobres, enquanto isso se envolvia-se em lutas pelo poder e disputas por terras e propriedades esquecendo-se das questões espirituais. Com essa preocupação mercenária, à Igreja Católica se tornou invisível perante aos camponeses, que viviam a um regime brutal da

Relacionados

  • cuidando do cuidador de idosos
    14441 palavras | 58 páginas