tragédia de bophal

Páginas: 5 (1095 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Colégio Mercúrio
Técnico em química
Turma M821N
Professor Rodrigo
Aluna Fernanda Alcantara Carvalho
Data: 21/03/2014
Matéria Tratamento de Efluentes
Fatores relevantes para o desastre de BhopalIntrodução:
A tragédia de Bhopal foi um desastre industrial que ocorreu na madrugada de 3 de dezembro de 1984, quando 40 toneladas de gases tóxicos vazaram na fábrica de pesticidas da empresanorte-americana Union Carbide. É considerado o pior desastre industrial ocorrido até hoje, quando mais de 500 mil pessoas, a sua maioria trabalhadores, foram expostas aos gases. O número total de mortes é controverso: houve num primeiro momento cerca de 3.000 mortes diretas, mas estima-se que outras 10 mil ocorreram devido a doenças relacionadas à inalação do gás. A Union Carbide, empresa depesticidas de origem americana, negou-se a fornecer informações detalhadas sobre a natureza dos contaminantes, e, como consequência, os médicos não tiveram condições de tratar adequadamente os indivíduos expostos. Cerca de 150 mil pessoas ainda sofrem com os efeitos do acidente e aproximadamente 50 mil pessoas estão incapacitadas para o trabalho, devido a problemas de saúde. As crianças que nascem naregião filhas de pessoas afetadas pelos gases também apresentam problemas de saúde. Mesmo hoje os sobreviventes do desastre e as agências de saúde da Índia ainda não conseguiram obter da Union Carbide e de seu novo dono, a Dow Química(Dow Chemicals), informações sobre a composição dos gases que vazaram e seus efeitos na saúde. Apesar deste quadro absurdo, a fábrica da Union Carbide em Bhopal permaneceabandonada desde a explosão tóxica enquanto que resíduos perigosos e materiais contaminados ainda estão espalhados pela área, contaminando solo e águas subterrâneas, dentro e no entorno da antiga fábrica.
Foram cerca de 40 toneladas de ISOCIANATO DE METILA E OUTROS GASES TÓXICOS que vazaram, formando uma nuvem de morte para todos ao entorno da fábrica.
As consequências imediatas logo forampercebidas por todos que foram vitimados por este acidente altamente tóxico como: vômitos, sensações de queimadura nos olhos, nariz e garganta. Alguns morreram dormindo; outras correram de suas casas sem saber o que estava acontecendo, cegas e em estado de choque, para morrer no meio da rua. Muitos morreram depois de chegarem aos hospitais e prontos-socorros. A maioria das mortes foi atribuída àfalência respiratória – para alguns, o gás tóxico causou secreções internas tão severas que seus pulmões ficaram obstruídos; em outros, os tubos bronquiais se fecharam levando ao sufocamento. Muitos dos que sobreviveram ao primeiro dia foram diagnosticados com falha no funcionamento dos pulmões. Estudos mais complexos feito nos sobreviventes também apontam sintomas neurológicos, que incluem dores decabeça, distúrbios de equilíbrio, depressão, fadiga e irritabilidade, além de anormalidade e efeitos negativos sobre os sistemas: gastrointestinal, muscular, reprodutivo e imunológico. Sabendo-se, que o efeito do pesticida no inseto era realmente destruir o seu sistema neurológico.
Segundo José Possebon (coordenador de Higiene do trabalho da Fundacentro), a tragédia poderia ter sido evitada. Ossistemas de segurança da fábrica eram insuficientes, devido ao corte de despesas com segurança imposto pela matriz da empresa, nos EUA, que por sua vez acontece por causa do retorno esperado da indústria não ser suficiente.
Fatores relevantes que levaram a este acidente. Podemos ressaltar os seguintes aspectos:
Os sistemas de segurança eram ineficientes;
Por questões financeiras e políticas, algunsmecanismos de segurança foram cortados do orçamento;
Equipamentos obsoletos;
Profissionais não capacitados para a execução dos procedimentos;
Não existia um plano de contingência;
Não havia fiscalização por parte do poder público;
Governança ineficaz.
Até os dias de hoje não se sabe quem seria realmente o responsável pelo incidente, a empresa responsável pela Union Carbide, a Dow...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bophal
  • tragedia
  • Tragédia
  • Tragédia
  • Desastre de Bophal
  • O Desastre de Bophal
  • acidente em bophal
  • Acidente de bophal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!