Trafico de pessoas

Páginas: 3 (618 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Tráfico de pessoas

- O que é tráfico de pessoas?
A Organização das Nações Unidas (ONU), no Protocolo de Palermo (2003), define tráfico de pessoas como “o recrutamento, o transporte, atransferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo-se à ameaça ou ao uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação devulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração”.
Segundo a ONU, o tráfico depessoas movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual.
Em 2012, o Ministério da Justiça divulgou diagnóstico sobre o tráfico de pessoas noBrasil. Outra pesquisa publicada pelo Órgão trata do tráfico realizado entre Brasil, Itália e Portugal.
Recentemente, o MJ publicou o 2º Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas no Brasil, cominformações consolidadas do ano de 2012 de diversos Órgãos de atenção, segurança pública e justiça criminal. O documento apresenta dados de quatro instituições a mais que o anterior, que compilouinformações de 2005 a 2011. Os números de quase todos os órgãos revelam maior notificação do crime em 2012, incluindo o CNJ.

- Quem são as pessoas em situação de tráfico humano?
Há tráfico de pessoas quandoa vítima é retirada de seu ambiente, de sua cidade e até de seu país e fica com a mobilidade reduzida, sem liberdade de sair da situação de exploração sexual ou laboral ou do confinamento para remoçãode órgãos ou tecidos.
A mobilidade reduzida caracteriza-se por ameaças à pessoa ou aos familiares ou pela retenção de seus documentos, entre outras formas de violência que mantenham a vítima juntoao traficante ou à rede criminosa.
Quem são os aliciadores? Quem faz a captação das pessoas em situação de tráfico humano?
Os aliciadores, homens e mulheres, são, na maioria das vezes, pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tráfico de pessoas
  • Tráfico de pessoas
  • Tráfico de Pessoas
  • tráfico de pessoas
  • trafico de pessoas
  • trafico de pessoas
  • Trafico de pessoas
  • Trafico de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!