traeiaiuheui aeiaueuiahuiea eaieiaue

1959 palavras 8 páginas
ESCOLA DE ENSINO BÁSICO ENGENHEIRO SEBASTIÃO TOLEDO DOS SANTOS Professora: Angela – Terceiro Ano - Química
HIDROCARBONETOS
ALGUNS HIDROCARBONETOS: metano (CH4) – É o gás natural. Combustível encontrado no gás GNV, gás natural veicular. Propano e butano (C3H7 e C4H10) – É o gás de cozinha. O GLP, gás liquefeito do petróleo. Octano (C8H18) – Gasolina, combustível usado em automóveis. Etileno (C2H4) – Usado na fabricação de polietileno usado para fazer plásticos. É produzido em frutos verdes e atua no amadurecimento desses frutos. Por este motivo enrolamos as frutas com jornal para que ela amadureça mais rápido. Desta forma o gás eteno está sendo aprisionado e acelera a velocidade de amadurecimento. Acetileno (C2H2) – Gás incolor e instável. É um combustível para efetuar soldas e corte de metais. Sua temperatura chega a 3000°C e por este motivo pode ser usado para soldar navios, mesmo embaixo da água. Naftaleno (C10H10) – Usado como bolinhas de naftalina para matar insetos.
OCORRÊNCIA
Os hidrocarbonetos naturais formam-se a grandes pressões no interior da terra (abaixo de 150 km de profundidade) e são trazidos para zonas de menor pressão através de processos geológicos, onde podem formar acumulações comerciais (petróleo, gás natural, carvão etc). As moléculas de hidrocarbonetos, sobretudo as mais complexas, possuem alta estabilidade termodinâmica. Apenas o metano, que é a molécula mais simples (CH4), pode se formar em condições de pressão e temperatura mais baixas. Os demais hidrocarbonetos não são formados espontaneamente nas camadas superficiais da terra.
Os hidrocarbonetos saturados, apresentam peso molecular mais alto, encontram-se em alguns tipos de petróleo e como elementos constituintes do pinho, da casca de algumas frutas e dos pigmentos das folhas e hortaliças. Os hidrocarbonetos etilênicos, primeiro subgrupo dos insaturados, estão presentes em muitas modalidades de petróleo em estado natural, enquanto os acetilênicos, que compõem o segundo

Relacionados