tradução: O Adam Smith Problem in Reverse : Auto- Interesse em A Riqueza das Nações e A Teoria dos Sentimentos Morais - Maria Pia Paganelli.

8652 palavras 35 páginas
O Adam Smith Problem in Reverse : Auto- Interesse em A Riqueza das Nações e A Teoria dos Sentimentos Morais
Maria Pia Paganelli
Ao contrário de soldados velhos , velhos problemas Adam Smith nem morrem nem desaparecer. - Jeffrey Young , Economia como Ciência Moral : A Economia Política de Adam Smith (1997)
Adam Smith publicou dois livros em sua vida : A Teoria dos Sentimentos Morais ( 1759 ) e Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações ( 1776) . A relação entre eles é controverso . Desde o final do século XIX , a maioria dos estudiosos têm considerado os dois livros como sendo inconsistente com o outro; a alegada incoerência é conhecido como " o problema Adam Smith. " 1 A Riqueza das Nações é geralmente visto como o livro promoção da auto- interesse , A Teoria dos Sentimentos Morais , como o livro da promoção simpatia ou benevolência , mas não auto- interesse . Neste artigo , sugiro que a conta mais favorável à presença de auto- interesse é encontrado em A Teoria dos Sentimentos Morais , em vez de A Riqueza das Nações . A conta de auto- interesse no
A correspondência pode ser endereçada a Maria Pia Paganelli , do Departamento de Economia da Universidade Yeshiva , 500 W. 185 Street, New York, NY 10033 ; e- mail: maria_paganelli@yahoo.com . Graças ao Tyler Cowen , Andrew Farrant , Todd Seavey , Eric Schliesser , e os participantes do Instituto de Verão 2005 para a Preservação da História do Pensamento Económico e no Colóquio sobre Instituições do Mercado e processos econômicos , bem como a dois pareceristas anônimos . Todos os erros são meus.
1 . Para uma revisão recente e bem documentado literatura , consulte Montes 2004. Veja também Peters- Fransen 2000.
História da Economia Política 40:2 DOI 10.1215/00182702-2008-006 Copyright 2008 by Duke University Press
366 History of Political Economy 40:2 (2008) este último , por sua vez, é bastante crítico . A leitura que proponho é que , se há alguma tensão entre os dois livros , pode ser

Relacionados