Tradução do texto Pensée politique de Castoriades

1832 palavras 8 páginas
Pensamento político, a quebra grega
ARTIGO PUBLICADO NA EDIÇÃO 24.01.04

Aqui está o ponto central do caso: não há até agora teve qualquer pensamento político real. Houve, em alguns períodos da história, uma verdadeira atividade política - eo pensamento implícito nessa atividade. Mas o pensamento político explícito foi que a filosofia política, ou seja, província da filosofia, ao mesmo assunto, o escravo de pressuposições metafísicas ligadas à filosofia não-consciente e sobrecarregados com suas ambigüidades.
Esta afirmação pode parecer paradoxal. Ele parece menos se nos lembrarmos que por política quero dizer lúcido projetou a instituição da sociedade pela atividade própria sociedade, essa atividade faz sentido, como atividade lúcida no horizonte da questão: o que é a sociedade? Qual é a instituição? Para que esta instituição?
Mas as respostas para essas perguntas sempre foram tacitamente emprestado da filosofia - que, por sua vez, nunca abordou que por violar a especificidade de outra coisa: o ser da sociedade e do história, a partir da, atividade natural ou racional, criativo e instituindo divina de uma determinada conformação também padrão.
Mas o paradoxo é real. Filosofia nasceu na Grécia e, simultaneamente, consubstancial ao movimento político democrático explícito. Ambos surgem como questionou o conjunto imaginário social. Eles aparecem interrogatórios tão profundamente em conjunto ao seu propósito : a instituição estabelecida no mundo e na sociedade e sua relativização pelo reconhecimento da doxa e nomos - que imediatamente leva à relativização desse relativismo , ou seja, encontrar um limite movimento interno que é , em si mesmo e , em princípio, interminável e indeterminado .
A pergunta " Por que a nossa tradição que é verdadeiro e bom ? Por que é poder sagrado do Grande Rei ? " Não só não surge em uma sociedade arcaica ou tradicional, mas a maioria não pode surgir , não é significado. Grécia existir, cria ex nihilo , esta questão.

Relacionados