Tradução do Texto: La Mujer Medieval - Adeline Rocquoi

5216 palavras 21 páginas
A Mulher Medieval – Adeline Rucquoi.

A mulher na Idade Média – Adeline Rocquoi.

O tema da mulher na Idade Média já não é, como era a vinte anos atrás, um tema desconhecido, maldito, reservado as historiadoras femininas e portanto, ignorado pela ciência oficial. Durante as últimas décadas se tem dedicado inúmeros estudos ao tema da mulher e das mulheres ao longo da Idade Média, estudos gerais e especializados, que tratam da Europa Medieval em seu conjunto ou à um determinado momento da época. Temos de notar que especialistas, anglo-saxões, em particular alguns norte-americanos, dedicam estudos exclusivos a história da mulher e até suas universidades tem cadeiras dedicas á história da mulher, os europeus tratam com minuciosamente o tema da mulher dentro de temas mais amplos como parte da história social, econômica e das mentalidades. Em 1987, Susan M. Stuard publicou um livro único e exclusivamente dedicado à bibliografia do tema, intitulado Mulheres na história Medieval e a historiografia.
Frente a quantidade de informações disponíveis, o historiador não encontra uma maneira fácil de falar sobre a mulher na Idade Média. Embora preocupado em refutar uma série de tópicos sobre a situação miserável da mulher medieval e seu estado de submissão total ao homem, sua negação como ser responsável e ativo. Mesmo que para um ser dotado de nenhuma alma e o uso do cinturão da castidade, a dificuldade é muito grande. A inda vivemos sob esta influencia, quanto mais forte eles ignoram o modo geral, o século XIX, tanto no aspecto romântico quanto positivista.

A Idade Média Gótica resgatada refaz a moda de Walter Scott, Goethe, Victor Hugo e muitos outros autores romancistas e as paixões proibidas entre Tristão e Isolda, ou entre Guinevere e Lancelot, os dragões e donzelas, Esmeralda em Notre Dame de Paris, os cintos de castidade, “el derecho de pernada” e a discussão entre os teólogos sobre se a mulher teria alma ou não. A Idade Média dos positivistas é o obscurantismo,

Relacionados