Tradução do texto de Chistopher S. Butler : Estrutura e Função: Um guia de três grandes teorias de estruturas funcionais. Parte 1: Abordagens para a cláusula simplex.

13799 palavras 56 páginas
Estrutura e Função: Um guia de três grandes teorias de estruturas funcionais.
Parte 1: Abordagens para a cláusula simplex.
Chistopher S. Butler

Cap. 1 - Abordagens funcionais para linguagem
1.1 Introdução
O objetivo deste primeiro capítulo é explorar o que se entende por uma abordagem funcionalista da linguagem, a fim de ser capaz de diminuir o foco deste estudo de um pequeno conjunto de abordagens que poderíamos caracterizar como "gramáticas Estruturais Funcionais - GDF”.
Dada a predominância das abordagens formalistas da linguagem nas décadas após a publicação de Estruturas de Chomsky sintática (1957) e Aspectos da Teoria da Sintaxe (1965), "funcionalistas" têm muitas vezes caracterizados as suas posições em relação às reivindicações "formalistas”. Embora eu não continue a usar aspas ao redor de formal (ist) e da expressão Funcional (IST), o leitor é convidado a tratar estes termos com alguma reserva até uma parte do terreno preliminar tenha sido liberado. Como veremos, embora a distinção seja de fato baseada em diferenças fundamentais de abordagem, isto é, como a maioria das dicotomias em linguística, mais simples e potencialmente enganosa. Além disso, os próprios termos estão com necessidade de algum esclarecimento.
Como o objetivo principal deste livro é oferecer uma discussão crítica de algumas abordagens funcionais para a linguagem, visto em relação uns aos outros, eu não pretendo oferecer nada de novo ao debate entre formalista e funcionalista. Um volume inteiro foi recentemente dedicado a este debate, a partir de um ponto de vista essencialmente formalista (Neymeyer, 1988), por um dos linguistas ter tratado do assunto com alguma profundidade, e é de se esperar que um ou mais funcionalistas ofereçam uma resposta em forma de livro em um futuro próximo. Claramente, no entanto, algumas observações preliminares sobre estas questões estão em ordem. Neste capítulo, em seguida, discutirei, de forma preliminar, algumas das propriedades que diferenciam

Relacionados