Tradução de "A History of the Study of Solid Tumour Growth The Contribution of Mathematical Modelling"

Páginas: 30 (7457 palavras) Publicado: 8 de junho de 2015
Uma história do estudo do crescimento do tumor sólido: A Contribuição da Modelagem Matemática

R. P. ARAUJO e D. L. S. MCELWAIN1
School of Mathematical Sciences,
Queensland University of Technology,
P.O. Box 2434, QLD 4001 Brisbane,
Queensland, Australia
E-mail: s.mcelwain@qut.edu.au
Fundamento:
Uma miscelânea de novas estratégias, técnicas experimentais e abordagens teóricas estão surgindona batalha em curso contra o câncer. No entanto, à medida que novas descobertas inovadoras relativas a muitas e diversas áreas de investigação oncológica são feitas, os cientistas muitas vezes recorrem à modelagem matemática, a fim de elucidar e interpretar esses achados experimentais. Na verdade, experimentalistas, clínicos e semelhantes estão se tornando cada vez mais conscientes daspossibilidades oferecidas pela modelagem matemática, reconhecendo que as técnicas médicas atuais e abordagens experimentais são frequentemente incapazes de distinguir entre vários mecanismos possíveis subjacentes a aspectos importantes do desenvolvimento do tumor. Este pequeno tratado apresenta uma história concisa do estudo do crescimento de tumores sólidos, ilustrando o desenvolvimento de abordagensmatemáticas das primeiras décadas do século XX até o presente momento. O mais importante destas pesquisas matemáticas é que estão entrelaçadas com o trabalho experimental associado, que mostra a relação fundamental entre as abordagens teóricas e experimentais, que juntos têm moldado nossa compreensão do crescimento do tumor e contribuíram para os tratamentos atuais contra o câncer. Assim, uma seleção depublicações matemáticas, incluindo os influentes estudos teóricos de Burton, Greenspan, Liotta et al., McElwain e colegas de trabalho, Adam e Maggelakis, e Byrne e colaboradores são justapostos com as seminais descobertas experimentais de Gray et al. na oxigenação e rádio sensibilidade, Folkman sobre a angiogênese, Dorie et al. sobre a migração celular e uma grande variedade de outras descobertascruciais. Deste modo, o desenvolvimento deste campo de investigação através das interações destas diferentes abordagens é iluminado, demonstrando as origens da nossa compreensão atual da doença.
© 2003 Society for Mathematical Biology. Publicado por Elsevier Ltd. Todos os direitos reservados.

1 INTRODUÇÃO
Tem sido afirmado recentemente que “o câncer está agora prestes a superar as doençascardíacas como a principal causa de morte prematura no mundo ocidental” (Byrne, 1999a). De fato, um recente relatório sobre as taxas de câncer em todo o mundo pela Agência Internacional de Investigação do Câncer da Organização Mundial de Saúde (IARC) (Pisani et al., 2001) mostra que a América do Norte lidera o mundo na taxa de cânceres diagnosticados em adultos, seguida de perto por Europa Ocidental eAustrália e Nova Zelândia. Em 1994, na Grã-Bretanha, por exemplo, um em cada três eram esperados para desenvolver a doença durante suas vidas (Imperial Cancer Research Fund, 1994), com um aumento de probabilidade para um em cada dois, até 2010, com base nas tendências naquela época (Perumpanani de 1996). Da mesma forma, uma publicação recente do Instituto Australiano de Saúde e Previdência Social(1999) explica que “com as taxas de incidência prevalecentes em 1999 (na Austrália), seria de se esperar que um em cada três homens e uma em cada quatro mulheres seriam afetadas diretamente por câncer, nos primeiros 75 anos de vida. Além disso, um número estimado de 254.000 anos potenciais de vida seriam perdidos para a comunidade a cada ano como resultado de pessoas que morrem de câncer antes daidade de 75. Câncer é atualmente responsável por 29% das mortes de homens e 25% das mortes femininas”.
Reflexo da gravidade desta doença, Perumpanani (1996) observa que “a comunidade de pesquisa assumiu o desafio colocado pelo câncer em pé de guerra e isso resultou nos últimos anos em uma explosão de nossa compreensão do câncer”. Curiosamente, Alberts et al. (2002) observam que “a ênfase dada à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • History of the smartphone
  • History of the development of azole derivatives
  • The history of my life.
  • Quiz
  • The History Of Valentine's Day
  • A case study of the construction enterprise
  • The study of second language acquisition
  • The structure of crystalline solids problem solutions

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!