Tradição futura - Marketing da Porsche

Páginas: 9 (2069 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
Tradição Futura: o Marketing da Porsche



Resumo
Desde os anos 30 a marca automobilística Porsche vem revolucionando o mercado de super-esportivos, construindo muito mais que carros.
O modelo Porsche 911, introduzido nos anos 60, é um ícone mundial e teve uma drástica mudança nas suas especificações técnicas e principalmente no seu visual em 2000.
Para reintroduzir o modelo ao mercado,foi lançado um comercial de três minutos, que se tornou um viral por tocar os sentimentos de todos fãs do modelo 911. Este artigo trata de como o marketing da Porsche nesta campanha consegue aliar inovação e tradição .


Abstract
Since the 30's the car brand Porsche has revolutionized the market for super-sport, building much more than cars.
The Porsche 911 model, introduced in the 60s, is aworldwide icon and has had a drastic change in technical specifications and especially in its look in 2004.
To reintroduce the model to market, Porsche launched a three minutes commercial, which became a viral for touching the feelings of all fans of the 911 model. This article discusses how marketing of Porsche can combine innovation and tradition.


Palavras Chave – Porsche, 911, Marketing,Tradição, Futuro, Valores de Marca.






Quem nunca sonhou em ter um carro esportivo, que pudesse dar status e ao mesmo tempo emoção ao comprador?
Um dos maiores ícones deste sonho é o modelo 911, resultado de mais de 40 anos de estudos e paixão pelo automobilismo.
Ferdinand Porsche era um excelente engenheiro e piloto de testes, que possuía um certo sucesso nas montadoras Volkswagen eMercedes Bens por desenhar carros tipicamente diferentes dos outros da sua época.
Os projetos de Porsche apresentavam carros econômicos o suficiente para a classe trabalhadora que não tinha a mínima condição de obter um carro.
Um dos seus maiores feitos até então foi o primeiro carro Híbrido da marca, que contava até com a opção de ser um carro elétrico. Mas insatisfeito com algumas limitaçõesque as montadoras davam ao seus projetos, ele decidiu em 1931 montar sua própria marca de design de carros.
Em 1933 lançou um de seus maiores projetos, o Type 32, que mais tarde seria usado e modificado por Hitler para fazer o carro mais popular do mundo, o Fusca. Este modelo tinha como principal característica econômia, espaço para uma família de até 5 pessoas, e reparos fáceis de fazer.
Hitler,ao inicio da guerra, ordenou que Porsche só desenharia tanques de guerra e não mais carros esportivos.
Com o fim da guerra o mundo passou a limitar Porsche e seus investimentos, por ter ajudado na guerra Alemã.
Em 1947, 16 anos depois de sua fundação, o filho de Ferdinand, Ferry Porsche, se juntou a empresa e decidiu transformar a marca em uma montadora, que passou a desenhar carros de corridapara marcas da época, com finalidade de juntar dinheiro para manter sua própria fabricação.
Com o cenário pós guerra, Ferry Porsche percebeu que os Estados Unidos seria um cenário promissor de venda de carros, e rapidamente aceitariam carros que combinassem velocidade com praticidade para o dia a dia.
A partir dos anos 50, Porsche passou a desenhar carros tipicamente de corrida, mas quemantinham o luxo para as cidades.
Depois de muitos estudos a montadora lançou o carro 901, mas teve seu nome alterado pois a montadora francesa Peugeot alegou que nomes de carros com três dígitos, incluindo o zero no meio, eram exclusivamente de seus direitos.
Decidiram então chamar o carro de 911, que por curiosidade era mais interessante de ser dito na língua inglesa, e por isso não saia da boca daspessoas da época.
Desde então a 911 vem fazendo fãs por todo o mundo, e é reconhecido pelo som de seu motor e principalmente pelo seus visual único e inconfundível.
Em 2000, a Porsche relançou o modelo, tendo mudanças drásticas em seu visual e sua performance.

Mas porque a mudança?
A montadora decidiu que este carro seria o protótipo para a nova cara da Marca, pois essa mudança apresentava...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa qualitativa em marketing trilhas para pesquisas futuras
  • Porsche
  • Tradiçao é tradição
  • Futura
  • tradição
  • internet futura
  • mamae futura
  • FUTURAS PUBLICAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!