TradeMarketing VeriVictorelli

773 palavras 4 páginas
Veridiana Monteiro Victorelli

CSO6D - Trade Marketing I

Desafio 1
TRADE MARKETING - SURGIMENTO/EVOLUÇÃO
Trade Marketing é um conceito relativamente novo, que apesar da sua juventude, conseguiu se consolidar em muitos setores, especialmente no “fast moving consumer goods” (produtos de venda “rápida”, baixo custo e baixo envolvimento no processo de compra). Nasceu da ideia de satisfazer seu comprador (cliente) — o fabricante, para vender sua mercadoria, utiliza canais de distribuição (varejo/distribuidores) e precisa transformar esses canais em seu aliado.
O trade marketing surgiu a partir do momento em que a visão simples de curto prazo, de que uma vez feita a venda do produto ao varejista finaliza a responsabilidade do fornecedor, é substituída pela visão de médio e longo prazo, de desenvolvimento de negócios que melhorem a venda ao consumidor final e que tragam melhores resultados a todos os envolvidos no processo. É uma forma de direcionar e apoiar as atividades de marketing e vendas, trabalhando em conjunto para conseguir satisfazer as necessidades do consumidor final e do cliente varejista.
“Pré trade”, as ações de marketing se concentravam no consumidor final e as ações de vendas se concentravam nos clientes, não considerando o momento da compra no ponto de venda que é realizada pelo shopper. O trade entende que o contato do consumidor com o produto e com o ambiente competitivo se dá no ponto de venda e que a estratégia de marketing deve estar visível para o consumidor no espaço e momento de decisão de compra. É a ferramenta na relação produtor-consumidor que se torna obrigatória pela concentração da distribuição, a guerra entre os canais e a evolução da marca. As principais tarefas do trade marketing são melhorar a rotação no ponto de venda, promover e acelerar as vendas através de planejamento e coordenação de promoções, merchandising e gerar busca para obter o consumidor. A função de Trade Marketing vem acompanhando a evolução da aplicação do conceito,

Relacionados