TRACE ROUTER

Páginas: 5 (1107 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
FACULDADE DE TECNOLOGIA TEREZA PORTO MARQUEZ



Disciplina
Protocolo de Redes
Prof.º Amarildo










OSPF












Frederico Marinho Peixoto De Lima
Tecnologia Em Redes De Computadores







JACAREÍ
AGOSTO DE 2012
O Open Shortest Path First

O Open Shortest Path First (OSPF) implementa o algoritmo de estado de enlace e, nos dias de hoje, é o maispopular entre os IGP((Interior Gateway Protocol). Seu surgimento deve-se principalmente a limitações dos demais protocolos tipo IGP, como é o caso do RIP. É chamado de OSPF,pois utiliza o algoritmo Shortest Path First para o cálculo dos melhores caminhos, que também é conhecido como Dijkstra.

Um de seus princípios de funcionamento é a utilização do conceito de ÁREA, ou seja, a definição de umconjunto de roteadores e redes em que é implementado o protocolo de roteamento. Isso faz com que o projeto de uma rede OSPF divida de forma hierárquica roteadores nas chamadas áreas, com o intuito de diminuir a complexidade e minimizar a comunicação entre roteadores.

Necessariamente deve existir uma área central, chamada de Backbone (Área 0), que deverá atuar como elo de ligação com as demaisáreas existentes. A comunicação entre as demais áreas deve ser feita obrigatoriamente através
do Backbone.

Uma prática comum principalmente na área 0 é a ocorrência de roteadores com múltiplas interfaces estarem localizados em diferentes áreas, ou seja,
cada interface em uma área diferente. Neste caso, o roteador irá manter uma base de dados da topologia para cada área. Esse é o caso dosroteadores 2, 4 e 7.

O protocolo OSPF funciona utilizando um algoritmo do tipo Link State, o que aumenta a sua complexidade, mas permite uma fácil e eficiente detecção de falhas. Este tipo de algoritmo caracteriza o estado de um enlace como a descrição da respectiva interface e sua relação com os seus roteadores vizinhos, esta descrição inclui o endereço IP da interface em causa, a respectivamáscara de rede, o tipo de rede a que está ligada, os roteadores ligados a essa rede etc. Este conjunto de informações constitui a base de dados de link-state. Permite ainda a autenticação das mensagens trocadas entre roteadores.

No início, cada roteador testa as suas ligações aos respectivos roteadores vizinhos, sincronizando em seguida a sua base de dados link-state, calculando então o melhorcaminho para cada destino. Depois do OSPF em funcionamento, cada roteador repete periodicamente o teste às suas ligações, o que implica atualização da base de dados linkstate e respectiva propagação para os roteadores da mesma área, assim como novo cálculo dos melhores caminhos.

Com uma periodicidade, cada roteador propaga todos os estados dos enlaces (link-state) que conhece (e não só os que foramalterados) aos roteadores da sua área.
O cálculo do custo de um determinado caminho para um destino é um dos conceitos mais importantes neste tipo de protocolo sendo, aliás, um dos pontos fortes do OSPF.

Neste protocolo, o custo de uma interface costuma ser inversamente proporcional à largura de banda da mesma, ou seja, o custo final de cada caminho está relacionado com a qualidade do enlace.O OSPF possui uma série de proteções contra alguns perigos como erros de memória, falhas nos processos de flooding ou mesmo contra introdução voluntária de informação enganosa.

São elas:
- Os pacotes de descrição da tabela são enviados de forma segura;
- Cada entrada é protegida por um contador de tempo e é removida da tabela se
um pacote de atualização não chegar em um determinadotempo;
- Todas as entradas são protegidas por checksum;
- As mensagens podem ser autenticadas;
- O processo de flooding inclui notificação de reconhecimento hop by hop.
• Vantagens do OSPF sobre o RIP
Veremos agora algumas vantagens do protocolo OSPF sobre o RIP, o que explica a preferência pelo OSPF em casos onde os roteadores suportam os dois protocolos.

• Convergência rápida e sem loop...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ROUTER
  • Router
  • Router
  • router
  • Router
  • Router comand
  • Packt Trace
  • Trace Distinções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!