Trabucao

6517 palavras 27 páginas
A capacidade do Estado é geralmente definida como sendo a capacidade do Estado de formular e implementar estratégias para atingir objectivos económicos e sociais na sociedade. Esta definição, no entanto, não proporciona orientações sobre o modo como o fenómeno está a ser estudado. A capacidade do Estado não é uma característica tangível do Estado. Ela não é observável em si, mas as suas consequências e pré-condições podem ser observados, tais como o crescimento económico, o carácter de resultados de políticas, ou o sistema de extracção de receita. O presente artigo explora a capacidade do Estado como um conceito. Onde analisa os vários entendimentos descritos na literatura existente, e os factores que influenciam a capacidade do Estado. O objectivo do trabalho é, portanto, exploratório, queremos chegar a um acordo com o conceito de capacidade do Estado, a fim de alcançar um melhor entendimento de como ela pode ser estudada.
O artigo está dividido em duas partes. A primeira parte analisa a literatura existente sobre o estado. Começamos a discutir o conceito de Estado, e como definir o estado. Nós, então, discutimos várias abordagens para a formação do Estado, e nós olhamos mais as recentes tentativas de estudar manifestações empíricas de capacidade do Estado. A segunda metade tenta identificar as principais características de capacidade do Estado, e nós tentativamente estabelece-mos uma hierarquia das capacidades do estado, das quais a capacidade de extrair recursos e apoio público seguro são essenciais. Por fim, explorar a forma como o conceito de capacidade de estado pode ser desenvolvido, permitindo-nos fazer novas perguntas ao estudar o fenómeno.

O que é o Estado

Durante o auge do behaviorismo e teoria de sistemas era lugar-comum a preferir os conceitos de, digamos, "sistema político" ou "governo" para a de "estado" .1 No entanto, na década de 1980 o conceito de estado desfrutou um renascimento ciência política. Estudiosos americanos vieram para avançar

Relacionados

  • Grande Sertao Veredas Joao Guimaraes Rosa
    191654 palavras | 767 páginas
  • A rede social
    197034 palavras | 789 páginas