Trabralho Construces

3984 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE TECNOLOGIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL

PISOS DE CERÂMICA PARA REVESTIMENTO

STEPHANY DA S. GUILHERME

CERÂMICA

Histórico

O termo cerâmica é derivado do grego “keramos”, que significa “terra queimada” e é usado para materiais inorgânicos, obtidos a partir de compostos não metálicos e solidificados por processo de queima.

Dentre as várias matérias-primas utilizadas em sua composição a principal é a argila, material natural, terroso e fino, que ao ser misturado com a água adquire plasticidade e pode ser moldado de acordo com o produto pretendido.

Além das argilas existem outros materiais cerâmicos que, misturados a elas, produzem as chamadas massas ou pastas cerâmicas, cada qual com características específicas, como os anti-plásticos, que reduzem o encolhimento das argilas quando secam, ou os fundentes, que abaixam a temperatura de vitrificação da massa. Além destes materiais, podemos adicionar à massa outros ingredientes como quartzo, feldspato, caulim, talco, dolomita, carbonato de cálcio e bentonita.

Os processos de fabricação empregados pelos diversos segmentos cerâmicos assemelham-se entre si parcial ou totalmente, podendo diferir de acordo com o tipo de peça ou material desejado.

De um modo geral, a manufatura de produtos cerâmicos possuem as etapas de:
• Preparação da matéria-prima e da massa;
• Formação das peças;
• Tratamento térmico;
• Acabamento.

Ainda, na fabricação de muitos produtos, estes são submetidos às etapas de esmaltação e decoração.
A indústria cerâmica desempenha importante papel na economia do país, com participação estimada em 1% no PIB (Produto Interno Bruto). A evolução das indústrias brasileiras, em função da abundância de matérias-primas naturais, fontes de energia e disponibilidade de tecnologias embutidas nos equipamentos industriais fez com que diversos tipos de produtos do setor atingissem um patamar apreciável

Relacionados