Trabquinta 4

366 palavras 2 páginas
Mapas Estratégicos
"Não se pode gerir o que não se mede, então não se pode medir o que não se descreve." Kaplan e Norton
Os mapas estratégicos surgiram com a transformação do Balanced Scorecard num sistema de gestão estratégica. Esta transformação foi apresentada em 2001, por Kaplan e Norton, no livro "The Strategy-Focused Organization".
* Definição
Os mapas estratégicos são diagramas que descrevem a forma como uma organização cria valor, através da ligação dos objectivos estratégicos em relações explícitas de causa-e-efeito com cada um dos objetivos Balanced Scorecard (financeiro, clientes, processos, aprendizagem e crescimento). Resumidamente, o mapa estratégico é um tipo de relatório que exibe várias medidas de desempenho numa organização.
* Caracterísitcas
A informação consta toda numa única página, permitindo uma comunicação estratégica de forma mais simples.
Existem quatro perspetivas: Financeira; Clientes; Processos Internos; Aprendizagem e Crescimento.
A perspetiva financeira procura criar valor para os accionistas a longo prazo. Geralmente inclui métricas como receita, custo e lucro.
A perspectiva do cliente, ou perspectiva da satisfação do cliente, geralmente inclui medidas como contagens de clientes, participação no mercado e número de reclamações.
A perspectiva do processo interno, ou perspectiva de operações, geralmente inclui métricas como tempo até o lançamento de novos produtos no mercado, taxas de erro de serviço e medidas de controlo de qualidade.
A perspectiva da aprendizagem e crescimento, ou perspectiva de recursos humanos, geralmente inclui métricas como taxas de absentismo, número de novos funcionários e dados das contratações.
Por último, as relações de causa e efeito são descritas com uma ligação através de setas.
* Por que razão utilizar mapas estratégicos? Ao ligar todas as perspectivas atrás indicadas através de uma representação gráfica, os mapas estratégicos ajudam a descrever a estratégia e a comunicar a estratégia aos executivos e

Relacionados