Trabo1 Yuri Peres Ponti Gua ba

458 palavras 2 páginas
Yuri Peres Ponti

Trabalho sobre Redes: IPv6

Rio Grande do Sul
Guaíba – 2014
Conceito:
Existe uma rede que interconecta um número colossal de computadores no mundo inteiro chamada Internet. Para que esta comunicação ocorra, cada dispositivo (ou computador) conectado necessita de um endereço único, esta é a função do IP. Porém, a cada dia que se passa, mais computadores são ligados à internet e o número de endereços de IP disponível está acabando. Para isso o IPv6 (Internet Protocol version 6) foi criado.

Características:
O IPv6 levou muito tempo para ser criado, devido a uma série de parâmetros e requisitos técnicos que precisavam ter uma atenção significativa, para impedir ou pelo menos diminuir os erros de sua implementação. Basicamente, não significava algo totalmente novo e sim algo melhorado, atualizado e evoluído se comparado com o seu predecessor, o IPv4 (Internet Protocol version 4).

IPv6 – IPv4;
O elevadíssimo número de endereços IPv6 permite que apenas este protocolo seja utilizado na internet. Acontece que essa mudança não pode acontecer de uma hora para outra. Isso porque roteadores, servidores, sistemas operacionais, entre outros precisam estar plenamente compatíveis com o IPv6, mas a internet ainda está baseada no IPv4. Isso significa que ambos os padrões vão coexistir por algum tempo.
Seria estupidez criar dois "mundos" distintos, um para o IPv4, outro para o IPv6. Portanto, é necessário não só que ambos coexistam, mas também se que comuniquem. Há alguns recursos criados especialmente para isso que podem ser implementados em equipamentos de rede:
Dual-Stack: Faz com que um único dispositivo - um roteador, por exemplo - tenha suporte aos dois protocolos.
Tunneling: Cria condições para o tráfego de pacotes IPv6 em redes baseadas em IPv4 e vice-versa.
Translation: Faz com que dispositivos que suportam apenas IPv6 se comuniquem com o IPv4 e vice-versa.
Praticamente todos os sistemas operacionais da atualidade são compatíveis com

Relacionados